Associados

 

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação, há mais de vinte anos, reúne os responsáveis pelos órgãos municipais de educação, com o objetivo principal de defender os interesses e a qualidade da educação municipal.

A Undime, em que pesem as dificuldades para levar adiante, a organização e o trabalho para os quais foi fundada em 1986, é hoje, fundamental em qualquer discussão ou encaminhamento que se queira fazer sobre educação, por parte da sociedade civil ou dos governos, seja estadual, municipal ou federal.

Tendo sua sede nacional em Brasília, a entidade se faz representar em todos os estados, por meio de suas seccionais, no nosso caso, da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de Santa Catarina.

A Undime-SC é uma entidade que se faz representar nos 5560 municípios brasileiros, isso significa que esta representada nos 293 municípios de Santa Catarina, visto que cada Dirigente Municipal de Educação é membro nato. Essa capilaridade, esse poder de intervenção são nossos maiores bens, característica, essa, considerada e respeitada por nossos parceiros.

Sempre manifestando nossa opinião sobre as políticas educacionais, questionando seus critérios, exigindo reformulações, cobrando ativa participação nas decisões, a UNDIME articula e apóia os interesses da educação pública municipal. Dessa forma, integramos os DME no processo decisório, rompendo o isolamento e levando o debate para cada município e destes para as outras esferas de governo.

E importante lembrar que para o desenvolvimento de todas essas atividades, a Undime necessita de uma sustentação, essa auto-sustentação provêem do recolhimento das anuidades pagas pelos municípios. Do montante recolhido, 25% são repassados à nacional e 75% permanecem na seccional. A base de cálculo é por meio de faixas populacionais.