Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

04

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Existe o  Caderno Virtual, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos). Em sua 4ª edição, espera-se contar com a participação de milhares de professores e alunos de escolas públicas em todo o país. Para saber mais, confira o calendário e o regulamento desta edição.

 

CALENDÁRIO:

  • Adesão/Inscrição: de 25/02 a 30/04
  • Oficinas nas escolas: de 25/02 a 08/08

O ambiente onde os textos dos alunos serão digitados estará disponível no Portal da Olimpíada em agosto/14, período em que se encerram as oficinas nas escolas.

  • Comissão Julgadora Escolar:  

A Comissão Julgadora Escolar avalia e seleciona os melhores textos da escola (um por categoria em que participa), para então enviá-lo à Comissão Julgadora Municipal. São esses os textos que representarão a escola na Etapa Municipal da Olimpíada.

Deve ser coordenada pelo diretor da escola e composta por três a cinco avaliadores, incluindo: representantes das redes de ensino participantes, professores de Língua Portuguesa, representantes de pais de alunos e representantes da comunidade.  Clique aqui, para acessar os critérios de avaliação.

  • Comissão Julgadora Municipal: 

A Comissão Julgadora Municipal deve selecionar e enviar para a etapa estadual de 1 a 15 textos por categoria, conforme o número de vagas a que o município tem direito.

O volume de textos classificados por município para a Etapa Estadual varia de acordo com a número de Escolas participantes por cidade. Significa dizer que quanto mais escolas enviarem textos dos seus alunos, maior será o volume dos classificados daquele município à Etapa Estadual. Clique aqui, para acessar os critérios de avaliação.

  • Comissão Julgadora Estadual: 

A Coordenação da Olimpíada disponibilizará, por meio eletrônico, os textos selecionados na Etapa Municipal para avaliadores do respectivo Estado, que constituirão a Comissão Julgadora Estadual. Cada texto será avaliado por, no mínimo, 2 especialistas.

Os avaliadores da Comissão Julgadora Estadual se reunirão presencialmente para concluir o processo seletivo dos textos semifinalistas. Serão selecionados até 500 textos semifinalistas em todo o Brasil, sendo 125 por categoria.

Cada uma das 27 (vinte e sete) unidades da federação (UF) contará com 1 (uma) vaga garantida por categoria.

  • Comissão Julgadora Regional: 

Os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos professores deverão participar de oficinas regionais presenciais em uma capital brasileira, de acordo com a categoria que participam.

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.

Os 38 textos por categoria dos alunos finalistas que seguem para a Etapa Nacional são escolhidos e anunciados para o público nas mesmas datas e locais dos encontros regionais. A Comissão Julgadora Regional é composta por especialistas do Cenpec, da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação, das Undimes, do Consed, das universidades públicas e por professores de Língua Portuguesa.

  • Comissão Julgadora Nacional: 

A Comissão Julgadora Nacional será organizada e coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social e Cenpec, devendo ser constituída por, no mínimo, 5 profissionais renomados pelos sólidos conhecimentos de Língua Portuguesa, com experiência em trabalhos dessa natureza e grande familiaridade com o ensino e a prática de leitura e escrita.

Os nomes dos especialistas que comporão essa comissão serão publicados no Portal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Neste período serão selecionados 38 textos por categoria, totalizando 152 participantes convidados para a Premiação Nacional, onde serão anunciados os 5 textos vencedores por gênero textual.

  • Premiação Nacional: 

Participarão do evento de premiação e da festa final os professores e respectivos alunos dos 152 textos finalistas, um representante legal do aluno finalista e o diretor da escola à qual o aluno e professor são vinculados. Do total de textos finalistas, serão anunciados 05 textos vencedores por categoria.

 

Apresentação Professora Patrícia Calheta ( Evento de divulgação Palhoça e Brusque)

 

APRESENTAÇÃO Olimpiada de Língua Portuguesa

 

 

Coordenadora Olimpíada de Língua Portuguesa:

Luana Costa de Córdova

Assessora de Projetos – Undime/SC

(48) 3212-0936/9123-8548/ 8466-0923

e-mail: secretaria@undime-sc.org.br/undimesc@gmail.com

 

Critério de avaliação

  • Nome do arquivo: criterio_avaliacao.pdf
  • Tamanho do arquivo: 342 kB
  • Formato: pdf

Folder OLP

  • Nome do arquivo: Folder-OLP.pdf
  • Tamanho do arquivo: 3 MB
  • Formato: pdf

Folder 4 generos

  • Nome do arquivo: Folder-4-generos.pdf
  • Tamanho do arquivo: 3 MB
  • Formato: pdf

Secretarias que aderiram à OLP

  • Nome do arquivo: Secretarias-que-aderiram-à-OLP.pdf
  • Tamanho do arquivo: 61 kB
  • Formato: pdf

Calendário_OLP_2014

  • Nome do arquivo: Olimpiada_calendario_2014.pdf
  • Tamanho do arquivo: 997 kB
  • Formato: pdf

Regulamento OLP

  • Nome do arquivo: Regulamento-OLP.pdf
  • Tamanho do arquivo: 330 kB
  • Formato: pdf