Alunos da Rede Municipal de Ensino de Mondaí participam da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos das Escolas Gessy Spier Averbeck, Reunida de Taipa Baixa e Escola de Laju, com o […]

Publicado em Notícias - 30/05/2019.

Alunos das Escolas Gessy Spier Averbeck, Reunida de Taipa Baixa e Escola de Laju, com o apoio da Administração Municipal e Secretaria da Educação e Cultura de Mondaí, participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes, da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram mais de 170 alunos dos anos finais e mais de 20 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os estudantes produziram seus próprios foguetes. A atividade foi realizada extraclasse, sob coordenação do professor de Ciências, Luís Eduardo Fritsch. Após confeccionados, os foguetes foram lançados em campo aberto, alguns chegaram a alcançar 105 e 116 metros de distância.

Os modelos são movidos a água e ar comprimido e feitos com material plástico como corpo de garrafa PET, aletas de pastas plásticas e bexigas. A construção da base de lançamento, que é o principal, foi produzida com materiais como canos, conexões, válvulas, barbante, bombinha para pneu de bicicleta, dentre outros.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e consiste em uma prova com 10 questões, envolvendo conceitos sobre o Sistema Solar, planetas, satélites, a origem e desenvolvimento da Astronomia entre outros tópicos associados a essa temática.

Já a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, que visa construir e lançar, obliquamente, foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento.

Ambas têm por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica, ciências e afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e participativa.

A secretária da Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh declara, “a participação dos nossos alunos na olimpíada, nos permite difundir conhecimento cientifico para alunos e professores, fortalecendo ainda mais a Educação de Mondaí. Parabéns ao professor pela dedicação e comprometimento”.

Ao final das atividades todos os alunos receberam um certificado de participação.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Mondaí

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann