Crianças e professores da rede municipal de ensino da capital têm semana de prevenção

Estão ocorrendo visitas ao Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros  A Gerência de Projetos […]

Publicado em Notícias - 04/10/2018.

Estão ocorrendo visitas ao Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros 

A Gerência de Projetos Inovadores da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis aproveitou as comemorações de aniversário de 92 anos do Corpo de Bombeiros Militar e  fez  uma parceria com o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão para realizar, ao longo desta semana, diversas ações de formação e prevenção junto aos militares daquele quartel.

Na segunda-feira, 1, membros da Gerência acompanharam as crianças do 1º ano, turma 11, da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, do bairro Costeira, até a sede do GBS.  Os bombeiros responderam a uma série de questões da garotada relativas ao fogo e água, uma vez que os estudantes estão trabalhando os quatro elementos da natureza.  Também abordaram a temática sobre prevenção, primeiros socorros e riscos no meio aquático (praias, rios, lagoas, piscinas, entre outros).

As crianças estavam acompanhadas das professoras Ana Lúcia, Lidiane e Rafaela, bem como do secretário de educação, Maurício Fernandes Pereira. Para ele, a parceria traz diversas oportunidades de exploração e aprendizagem com os profissionais de atendimento e gerenciamento de emergências, fazendo com que as crianças tenham nos bombeiros valores de referência. 

Na terça-feira, foi à vez dos profissionais de Educação Infantil, que estão realizando o Curso de Prevenção e Atendimento de Primeiros Socorros, a visitarem o GBS. Na oportunidade, foram trabalhados os conceitos de prevenção e combate ao fogo pelos Bombeiros Militares e Comunitários, inclusive com uso de extintores para combate a princípios de incêndio.

De acordo com o Capitão Bruno Lisboa, comandante do GBS, durante a semana estão previstas outras atividades.  Na quinta-feira, mais uma turma de professores visita o quartel junto com a equipe da Gerencia de Projetos Inovadores da SME de Florianópolis. O foco na temática dos riscos e prevenção no meio aquático voltado para educação.

Para o professor Charles Schnorr da SME, essas ações são parte do trabalho desenvolvido pela Gerencia junto às diretorias de ensino fundamental e Infantil, com objetivo de desenvolver uma cultura prevencionista entre os colaboradores da educação e todos os estudantes.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Florianópolis.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann