Escola de Lages trabalha o convívio e comportamento dos estudantes de forma descontraída no intervalo das aulas

Sabe aquele horário mais que esperado pelos alunos? O recreio! Agora ele não é só de […]

Publicado em Notícias - 05/09/2018.

Sabe aquele horário mais que esperado pelos alunos? O recreio! Agora ele não é só de folga, mas também de aprendizado. A ideia inovadora vem lá da EMEB Anjo da Guarda, que tornou o horário da pausa um instante de conhecimento e interação entre as crianças. Tudo acontece através do projeto Recreio Orientado e Educação Fiscal, que mobiliza os alunos a praticarem a boa convivência em grupo.

O projeto Recreio Orientado faz parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e recebeu grande aceitação dos pais e alunos, que contribuem para a organização e supervisão na hora da pausa. A escola disponibiliza atividades esportivas como o futebol, basquete, voleibol e, também, brincadeiras como a dança da cadeira e a cama elástica, supervisionados pelas crianças do 3º ano, juntamente com dois professores responsáveis.

Além disso, a unidade conta também com o projeto Educação Fiscal, que trabalha o tema Patrimônio com outra turma de 3º ano e participa da rotina de supervisão das atividades. As crianças utilizam uma camiseta azul, que as identifica como fiscais. Carregando duas bandeiras, uma amarela e outra vermelha, advertem os colegas caso haja mau comportamento.

Os pequenos cumprem uma escala que os possibilita ter também seu recreio, sem precisar supervisionar, porém, é perceptível a felicidade das crianças em brincar e ser responsável. Como as alunas Laís e Rafaela, do 3º ano, que com enorme empolgação disseram gostar mais da brincadeira das cadeiras, mas que já cuidaram de outras atividades também.

São ideias como essa que moldam o ensinar e motivam a criançada a querer sempre mais!

 

Undime-SCCom a contribuição da SME de Lages.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann