FNDE prorroga para dia 1° de novembro prazo para escolha do livro literário

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou hoje que irá adiar apenas até esta quinta-feira (1°/11), o prazo final para que escolas de todo o país escolham as obras literárias que serão distribuídas às escolas públicas por meio  do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

A pedido da Undime, nesta quinta-feira (1º) haverá uma nova reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC) e FNDE para avaliar a viabilidade de ampliar esta prorrogação.

Iniciada no último dia 18 de outubro, a escolha do PNLD Literário 2018 deve ser feita por meio do sistema PDDE Interativo. Esta é a primeira vez que as próprias unidades de ensino que oferecem educação infantil, anos inicia01is do ensino fundamental (1º ao 5º ano), e ensino médio poderão selecionar os livros que vão compor acervos de bibliotecas e salas de aulas, além de exemplares que ficarão com os próprios estudantes.

Para contornar os problemas relacionados de sobrecarga no sistema, o FNDE afirmou que está em contato com a área técnica, a fim de garantir a solicitação dos livros e ressaltou que nenhuma escola inscrita na iniciativa ficará sem acesso aos materiais. A autarquia do Ministério da Educação (MEC) alerta, ainda, que não se responsabiliza por quaisquer outras datas divulgadas.

Na tentativa de auxiliar no processo de seleção, o FNDE disponibilizou em seu portal eletrônico o guia digital do programa, que contém resenhas e informações sobre todas as obras selecionadas para esta edição. Dentro do guia, pode-se pesquisar sobre as obras indicadas para educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ensino médio, para escolher aquelas que são mais adequadas ao projeto pedagógico de cada unidade de ensino.

A instituição também disponibilizou em seu portal eletrônico orientações gerais sobre o processo de escolha, assim como as normas de conduta que devem ser seguidas pelas escolas neste período.

Quantitativo

Para educação infantil e turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do ensino fundamental e para o ensino médio, a seleção será de acervos para biblioteca e de dois livros para cada aluno. Veja abaixo quadro com os quantitativos de cada acervo:

Categorias 1 a 4 Acervos para sala de aula
1 – Creche I – 0 a 1 ano e 6 meses 20 obras
2 – Creche II – 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 20 obras
3 – Pré-escola – 4 anos a 5 anos 11 meses 25 obras
4 – Anos iniciais EF – 1º ao 3º ano 35 obras
Categorias 5 e 6 Acervos para biblioteca
5 – Anos iniciais EF – 4º e 5º anos 50 obras
6 – Ensino médio – 1ª a 3ª séries 50 obras
Categorias 5 e 6 Livros do aluno
5 – Anos iniciais EF – 4º e 5º anos 2 obras por estudante
6 – Ensino médio – 1ª a 3ª séries 2 obras por estudante

 

Outras informações e materiais orientadores sobre o programa estão disponíveis aqui.

 

Fonte: Undime com informações do FNDE