PMAlfa vai avaliar fluência em leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

A fluência e a precisão na capacidade de leitura de alunos do 2º ano do Ensino […]

Publicado em Notícias - 25/09/2018.

Ilustração: Undime-SC

A fluência e a precisão na capacidade de leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão avaliadas pela primeira vez a partir do Programa Mais Alfabetização (PMAlfa). Implementado de maneira piloto e voluntário, o teste deverá ampliar o debate sobre as avaliações formativas em Língua Portuguesa, compreensão em leitura e produção de escrita, oferecendo mais um instrumento pedagógico de diagnóstico da leitura e apoio às escolas na construção de uma metodologia de monitoramento da fluência dos estudantes brasileiros.

Com a nova vertente de avaliação, o Mais Alfabetização ainda pretende criar um instrumento pedagógico de diagnóstico para as escolas do país, capaz de auxiliar no desenho de ações pedagógicas para melhoria do ensino, de modo a desenvolver uma rotina de monitoramento de aprendizagem.

 

Para participar
Para participar da ação, secretarias de educação e suas escolas deverão manifestar interesse na aplicação do teste a partir do acesso ao Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica do PMAlfa no período que vai de 24 de setembro a 14 de outubro. Em parceria com o Centro de Avaliação de Políticas Públicas da Universidade de Juiz de Fora/ MG (CAEd/UFJF), o Ministério divulgará as unidades selecionadas no dia 19 de outubro.

A expectativa é avaliar 2 mil alunos em cada unidade federativa do país em 2018, podendo ser ampliado para todos os estudantes do 2º ano em 2019.

 

Como será
Secretarias e escolas poderão manifestar interesse na aplicação da avaliação, observados critérios como tamanho da unidade escolar e do município, além da colocação no Índice do Nível Socioeconômico, de acordo com a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, MEC deverá observar, ainda, a disposição em auxiliar a execução do projeto e a capacidade de compartilhamento do aprendizado e de colaboração com a secretaria de educação durante todas as etapas.

A avaliação será individual, em caráter amostral, e realizada por meio de aplicativo próprio, adequado a smartphones ou tablets.

 

Quando acontece
De acordo com o cronograma do MEC, a aplicação da avaliação será realizada de 29 de outubro a 16 de novembro, após o cadastro e seleção de aplicadores, definidos pelas escolas, conforme orientações das secretarias. A correção ocorrerá no período de 30 de outubro a 30 de novembro e a divulgação dos resultados, no dia 14 de dezembro de 2018.

 

O PMAlfa
Criado por meio da Portaria MEC n º 142, de 22 de fevereiro de 2018, o PMAlfa é uma estratégia do Ministério da Educação que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, cumprindo critérios estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para promover o fortalecimento da gestão das secretarias de educação e das unidades escolares e do monitoramento processual da aprendizagem, o Programa vai realizar avaliações de leitura, escrita e matemática e, agora, também a avaliação da fluência em leitura.

 

O Ofício nº 13/2018, com mais informações a respeito da avaliação, pode ser visualizado aqui.

 

Fonte: Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann