Feira de Ciência na capital, incentiva alunos a aprenderem matemática de formas diferenciadas
A IV Feira Municipal de Matemática, IV Feira Municipal de Ciências e V Feira Regional de […]
A IV Feira Municipal de Matemática, IV Feira Municipal de Ciências e V Feira Regional de Matemática, promovidas pela Secretaria de Educação de Florianópolis, foram realizadas na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no bairro Rio Tavares, contemplaram cerca de 44 atividades de 12 escolas básicas municipais.
Este ano estão sendo apresentados 23 trabalhos na área de ciências e 21 na de matemática, sendo que vários deles, os estudantes optaram em mesclar ambas disciplinas ao desenvolver seus projetos. Há oito categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Professor e Comunidade.
Cinco trabalhos de matemática serão selecionados para o evento estadual que ocorrerá nos dias 24,25 e 26. De outubro na cidade de Massaranduba. Conheça alguns dos trabalhos expostos durante a feira.
Promover a articulação entre matemática e ciências através do estudo sobre a produção e descarte de resíduos sólidos e suas implicações ao meio ambiente. Esse é o objetivo do “Matematizando o lixo”, exposto pelos estudantes Samuel Guifolin e Vitor Mateus, do 8º ano da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras. Ele foi orientado pelas professoras Narjara Zimmermann e Tarcísia Vicente de Lima.
Foi apresentado aos estudantes em sala de aula algumas situações-problema que envolvem a questão ambiental, como dados estatísticos sobre o lixo produzido, tempo de decomposição na natureza e impactos ambientais.
Isso ajudou no processo de escolha dos materiais que seriam reciclados e reaproveitados e que pudessem relacionar e explorar conceitos matemáticos, como papel, caixas de papelão, latas de alumínio, canudos e garrafas PETs.
Com as caixas, foi trabalhado o desenvolvimento de elementos relacionados aos poliedros, retangular ou cúbico, além de algumas propriedades do estudo sobre triângulos. Já com as latas de alumínio, canudos e garrafas PETs foi possível relacionar circunferências, arcos e ângulos.
A matemática na robótica
Os estudantes da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), na Cachoeira do Bom Jesus, decidiram estudar robótica porque têm um colega cego na sala. E com um tema com construção prática de um protótipo, ele poderia interagir com o trabalho em todas as etapas.
Durante as pesquisas e a montagem do trabalho, os estudantes puderam aprender sobre o deslocamento da retroescavadeira e do guindaste no plano cartesiano, ângulos, graus, números negativos, preços dos materiais, área, perímetro, medidas de volume, ampliação e redução.
Na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, localizada no Rio Tavares, foi concebido um projeto sobre o sistema solar, englobando as disciplinas de ciências e matemática. As crianças do quinto ano, orientadas pela professora Julisse Oker Savi da Silva, assistiram a documentários e estudaram textos sobre o sistema solar, iniciando a sua confecção, através de algoritmos e conceitos matemáticos, como escala, circunferência, raio, diâmetro e número PI.
Também foi possível aprofundar os conhecimentos sobre o sistema solar, trabalhar a coordenação motora e fazer uma ligação entre as disciplinas, mostrando que matemática e ciências podem andar juntas.
Undime-SC com dados da SME de Florianópolis.
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