Undime/SC promove abertura da Formação Gestão Democrática nesta quinta (26)
Webinário faz parte do ciclo de formações online ‘Encontro com a Undime/SC’ e abrangeu assuntos introdutórios […]
Webinário faz parte do ciclo de formações online ‘Encontro com a Undime/SC’ e abrangeu assuntos introdutórios à temática da gestão democrática, como legislação e conceitos sobre critérios para a escolha de diretores.
Como a gestão democrática é abordada na legislação, impactos no trabalho pedagógico e critérios técnicos para a escolha de diretores nas unidades escolares foram temas que pautaram a abertura do segundo Encontro com a Undime/SC deste ano, transmitida ao vivo nesta quinta-feira (26/05), por meio do canal no YouTube da seccional catarinense. A formação ‘Gestão Democrática’ terá quatro encontros distintos para contemplar assuntos como competências do gestor e legislação, planos de ação e gestão do tempo.
Com ampla participação dos municípios, o momento introdutório do percurso formativo já contabiliza mais de 2 mil visualizações no YouTube e contou com as falas de abertura da presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, e de representantes dos órgãos de controle do Estado, exibidas por meio de vídeos durante a transmissão.
“A Undime organizou essa formação para que os municípios possam tirar suas dúvidas, seja o secretário de educação, equipe técnica de secretaria, diretores atuais ou possíveis candidatos. O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos referentes à gestão democrática, que é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, afirma Lueders. Ela complementa que a demanda dessa abordagem profunda sobre gestão democrática surgiu durante a realização do 6° Fórum Undime/SC e Região Sul, que contou com palestra sobre o assunto.
O promotor de Justiça João Botega, que coordena o Centro de Apoio da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ao reforçar a importância do papel exercido pelo diretor escolar, salienta a necessidade de respaldar a escolha do gestor em critérios técnicos. “O diretor de escola deve exercer o papel de liderança da comunidade escolar; tem um papel administrativo, relacional e pedagógico fundamental. Hoje, nós temos evidências empíricas que demonstram que bons diretores fazem boas escolas. Precisamos que esses diretores sejam bem selecionados a partir de critérios técnicos”.
O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Gerson Sicca, destaca que existem diversos caminhos para a adequação dos planos municipais de educação à meta 19 do PNE. “É importante aproveitar esse momento para fazer a regulamentação que seja mais adequada à realidade local, entretanto, é necessário que cada município defina bons critérios para garantir a participação da comunidade e vincular os gestores aos resultados percebidos na educação”.
Democratização das relações pedagógicas
“Falar em gestão democrática é falar em participação. É ter a garantia de uma qualidade social, porque, a partir do momento em que respeito a comunidade que eu atendo, penso nas particularidades e trago para o projeto político-pedagógico da unidade escolar. É falar em democratização das relações pedagógicas ”. Assim, a assessora pedagógica da Undime/SC, Sônia Fachini, deu início à sua explanação, que abrangeu o resgate dos marcos legais sobre a questão e os conceitos relacionados aos critérios técnicos para a escolha de diretores escolares.
Considerando a literatura existente acerca da temática, Fachini pontua três aspectos de mérito do candidato que devem ser contemplados nos processos de seleção de diretores – formação prévia em gestão; experiência como docente; e conduta ilibada, ou seja, a garantia de que o candidato não tenha sofrido processos administrativos – e três critérios técnicos de desempenho do candidato, que são: perfil do candidato, formação em gestão e apresentação de plano de gestão.
A assessora pedagógica da Undime/SC ainda deu exemplos de modelos implementados por municípios para a garantia da participação da comunidade na seleção de diretores, destacando dois métodos que podem ser adotados: a consulta pública, que requer a elaboração de lista tríplice, com nomes indicados a serem escolhidos pelo Executivo; e a eleição direta. Fachini acrescenta que é “importante salientar que tanto a consulta pública quanto a eleição direta são realizadas após os candidatos serem aprovados nos critérios técnicos”.
Aqui, você encontra os materiais apresentados durante a formação.
Certificação
Para receber o certificado, o participante deverá estar online nos quatro momentos da formação. Neste primeiro, será considerado quem estiver no ao vivo ou que tenha assistido até às 23h59 do dia 26 de maio. É necessário, ainda, preencher uma avaliação com questões sobre a formação e obter aproveitamento de 70% ao final do percurso formativo. A certificação será fornecida apenas para municípios filiados à Undime/SC.
Confira detalhes da programação dos próximos encontros:
Encontro virtual sobre ‘Formação Gestão Democrática’
MOMENTO 2
2 de junho, 14h às 15h30
- Competências do Gestor
- O parecer “Base Nacional de Competências do Diretor Escolar”(n . 4 /2021 , aguardando homologação do CNE)
- Dimensões da gestão escolar
MOMENTO 3
9 de junho, 14h às 15h30
- Competências do Gestor
- Plano de ação
- Planilha de monitoramento
MOMENTO 4
23 de junho, 14h às 15h30
- Competências do Gestor
- Gestão do Tempo
- Feedbacks
Fonte: Undime/SC
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