Presidente media bate-papo sobre ‘Recomposição de aprendizagem’ em Seminário Estadual de Sistemas
Em fala, Tardetti ressaltou a importância do regime de colaboração para o processo (Foto: Undime/SC) […]
Em fala, Tardetti ressaltou a importância do regime de colaboração para o processo
(Foto: Undime/SC)
O conselheiro e presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste) compôs, juntamente com as conselheiras Sônia Fachini e Maricelma Simiano, a segunda mesa temática do 11⁰ Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina, realizado nesta segunda (22), em Brusque/SC.
Tratando da ‘Atualização do Sistema Municipal de Ensino e Recomposição de Aprendizagem’ os palestrantes evidenciaram o planejamento e monitoramento como ferramenta para uma recomposição eficaz.
“É importante a compreensão de que sem planejamento não é possível avançarmos. Cada qual deve identificar as defasagens e elaborar ações específicas dentro das redes, que visem a recuperação do aprendizado com base sólida”, afirma o presidente da Undime-SC.
Simiano fez questão de reforçar que a avaliação diagnóstica é um instrumento essencial. “É o olhar acolhedor que precisamos ter, o olhar sensível, de constatar o déficit e usá-lo em caráter qualitativo e não quantitativo, como principal forma de monitoramento”, frisa a conselheira.
Na ocasião, foi apresentado um parecer do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), com os desafios enfrentados pelas escolas no pós-pandemia, assim como algumas ações de trabalho, dentre as quais a constituição da Comissão Especial de Estudos de Novas Estratégias para a Educação, também pontuadas pela Secretaria de Estado da Educação (SED/SC). O presidente da seccional catarinense integrou o diálogo levantando questões provocativas e conduzindo as reflexões numa visão municipal.
Para Tardetti, o regime de colaboração entre as entidades educacionais é o grande aliado em todo o processo. “Não podemos esquecer que foi do trabalho colaborativo que se deu a construção dos protocolos iniciais, que permitiram a retomada das atividades escolares, mas dizer que todo e qualquer trabalho pensado com foco na recuperação de aprendizagem deve haver planejamento integrado”.
Contextualizando as discussões, os palestrantes discorreram sobre a relevância de olhar para a base do currículo em consonância com o que prevê a Base Nacional Comum Curricular, e pensar em tudo que foi proposto, principalmente no projeto político pedagógico. “Sabemos que ainda vai levar um certo tempo pra que consigamos fazer uma recuperação adequada de aprendizagens dos estudantes, mas para que haja efetividade durante todo processo é necessário esse resgate e análise dos documentos a partir dos diagnósticos, pra traçar ações realmente efetivas”, diz Fachini.
Promovido pelo CEE/SC, com apoio da Undime-SC, SED/SC e Unifebe, o Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina é voltado aos educadores com foco na atualização da legislação municipal. O evento contou com apresentação artística de estudantes da Unifebe, homenagem a ex-conselheira Gleusa Luci Fischer e presença autoridades locais.
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