A arte como poderoso veículo de transformação social na vida dos estudantes
Em talk show com histórias inspiradoras, os atores Juliana Bebé e Pedro Nercessian trouxeram para o […]
Em talk show com histórias inspiradoras, os atores Juliana Bebé e Pedro Nercessian trouxeram para o Fórum Undime-SC e Região Sul sua experiência com o projeto Atitude Positiva
Inspirar através de ideias que deram certo. Encerrando o segundo dia do Fórum Undime-SC e Região Sul, os atores Juliana Bebé e Pedro Nercessian inspiraram mais de 750 pessoas da área da educação por meio da conexão proporcionada pelo “contar histórias”. Em formato de talk show, com a temática “A arte e suas contribuições para uma educação que acolhe e humaniza”, os parceiros no projeto social Atitude Positiva, realizado no Rio de Janeiro, compartilharam sobre a mágica transformadora em estabelecer um espaço de protagonismo para as crianças e jovens dentro das escolas.
Bebé, abriu a fala pedindo uma salva de palmas ao público — formado por educadores, dirigentes e suas equipes —, destacando o respeito por aqueles que dedicam suas vidas a uma das áreas mais importantes do mundo: a educação.
Em uma conversa moldada pelo contato com histórias de vida transformadas pela arte, a dupla apresentou os resultados gerados pelo Atitude Positiva. O projeto leva o teatro às escolas da rede pública, e proporciona ainda bate-papo sobre os temas sociais trazidos nas peças, aprofundamento das temáticas por meio da assistência social, e clínica artística — momento que oferece escuta aos jovens e lugar de fala através de diferentes expressões artísticas.
“Estamos aqui como uma ferramenta para lembrar a vocês o quanto a gente precisa desse veículo chamado arte; para termos paz e renovar a esperança. Esse lugar de expressão precisa estar presente em todas as escolas. No fim das contas, o aluno não vai lembrar da nota que recebeu em determinada matéria, e sim desses momentos em que pôde se expressar”, destacou Bebé.
Nercessian reforçou essa ideia ao trazer que a arte é lugar de acolhimento, onde a criança e o jovem pode se colocar sem ser julgado ou avaliado. Para ele, a palavra liberdade representa essa experiência, em que os alunos ganham protagonismo. O ator também pontua a importância dos educadores, cada vez mais, exercitarem um olhar individual aos estudantes dentro da sala de aula.
“Estar nesse Fórum para nós é muito especial pelo poder replicador que ele tem. É tudo o que a gente sempre quis com nosso projeto: ir mais longe, apresentá-lo para mais escolas. Mas sempre pensamos em como não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo. E aqui o que eu sinto é que estou finalmente fazendo isso. Porque as pessoas vão sair daqui com essas ideias de transformação, essas experiências, e vão projetar isso no seu trabalho”, finaliza.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC