Aplicativo de descarte de resíduos dá prêmio para professora da rede municipal de Florianópolis
Giselle de Medeiros venceu iniciativa da Fapesc na categoria Professor Inovador Elaborado dentro de uma escola […]
Giselle de Medeiros venceu iniciativa da Fapesc na categoria Professor Inovador
Elaborado dentro de uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis, um dispositivo detecta pontos de descarte de materiais recicláveis. Por essa criação, a mentora do projeto, Giselle Araújo e Silva de Medeiros, ficou em primeiro lugar na categoria Professor Inovador do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer. O prêmio, em dinheiro, certificado e troféu, foi concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
O aplicativo, Recycle Mapp, foi concebido por ex-estudantes da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, Júlia Schafer e Júlia Sena e pode ser acessado na Play Store dos celulares Android: http://bit.ly/2VtzAv8.
“Esse prêmio estadual não é só meu, é das garotas, da comunidade. Espero que esse tipo de projeto, de aplicativo, seja disseminado para outras unidades educativas”, diz a professora.
O dispositivo possui um mapa interativo colaborativo com a localização de pontos para descartar óleo de cozinha usado. “Se uma pessoa identificar um ponto de coleta que não está no aplicativo, pode encaminhar mensagem para nós dentro da plataforma”, diz a professora.
Giselle tem graduação em Pedagogia, especialização em Informática na Educação e mestrado em Educação. Efetivada em 2015 na Prefeitura de Florianópolis, atua como professora auxiliar de tecnologia educacional.
Em 2016 com apoio e colaboração da equipe da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, começou um projeto de incentivo a meninas no desenvolvimento de aplicativos. Ela foi inspirada pela embaixadora do Technovation Challenge, hoje chamado de Technovation Girls, Júlia Machado, que ministrou uma palestra no estabelecimento de ensino municipal divulgando o programa de empoderamento feminino, incentiva a criação de apps por garotas de 10 a 18 anos, buscando a solução de problemas da comunidade.
As possibilidades do mundo tecnológico são reais
A partir desta oportunidade houve uma aproximação das estudantes com as tecnologias digitais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o século XXI, assim como para a construção de conhecimentos por meio da resolução de problemas, que se conectam com o desenvolvimento do pensamento computacional.
Para a diretora da Escola Herondina Medeiros Zeferino, Edilene da Silva Monteiro, “é uma satisfação enorme ver nossas estudantes se destacarem tendo como mentora e incentivadora a professora Giselle, que nunca mediu esforços em inovar quanto ao uso dos recursos tecnológicos em suas práticas diárias”.
Na temporada 2020, quarenta estudantes da Herondina Medeiros Zeferino estão envolvidas no programa. Apesar de dar aulas, este ano, na Escola José Jacinto Cardoso, na Trindade, a professora continua contribuindo com a iniciativa em Ingleses. Mas, atuando como uma das embaixadoras do technovation Florianópolis, contribuindo de forma pedagógica na organização dos grupos de meninas e também junto aos mentores, que em maioria têm formação na área de tecnologia e design.
O dirigente Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, lembra que está reforçando todas as unidades educativas, seja do ensino fundamental, seja da educação infantil, com novos computadores e notebooks. “Não basta querermos que os estudantes estejam em sintonia com as novas tecnologias se não dermos condições estruturais para as crianças e adolescentes”. Segundo o dirigente, a administração municipal investiu mais de 11,5 milhões de reais em equipamentos tecnológicos.
Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Florianópolis.
Fotos: Júlio Cavalheiro
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