BNCC Computação é tema de videoconferência do Conviva

Transmissão on-line vai abordar pensamento computacional, mundo e cultura digital

Publicado em Notícias - 25/11/2024.

O mundo contemporâneo tem exigido que o ensino da computação esteja presente na Educação Básica, incorporando aos currículos da rede pública e privada as competências e as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo do trabalho do século XXI.

Assim, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes para a Educação Básica em todo o território nacional, em busca da igualdade de aprendizado e a qualidade do ensino. Nela, a computação é reconhecida como parte integrante da formação geral do estudante em todas as áreas do conhecimento. As principais habilidades relacionadas são pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e inovação, que são intrínsecas à aprendizagem em computação.

Para falar sobre o tema, o Conviva Educação vai realizar a videoconferência “BNCC Computação: um aprofundamento sobre Pensamento computacional, Mundo e Cultura Digital”. O encontro virtual será na segunda-feira, 25 de novembro, às 15h (horário de Brasília).

 Para debater o tema, os convidados são:  Amilton Martins, cientista da Computação, Pós-Doutor em Educação e Mestre em Educação; e Christian Brackmann, Mestre, Bacharel e Licenciado na área da Computação; professor e pesquisador na área da Computação e Inteligência Artificial na Educação Básica.

Também participa Catherine Merchan, gerente de Estudos e Coalizões da Fundação Telefônica Vivo. A mediação do bate-papo será feira pelo professor Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro/ES, presidente da Undime/ES e membro do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Undime.

Não é necessário realizar inscrição. Para acompanhar o debate, basta acessar convivaeducacao.org.br/videoconferencia

Quem acompanhar ao vivo e preencher a lista de presença, receberá uma declaração de participação no e-mail registrado.

Fonte: Conviva Educação

Compartilhe:

Parceiros Institucionais