Com o tema ‘Conectando saberes: diálogos para uma educação eficiente e significativa’, Seminário da Undime-SC terá especialistas renomados

Durante os dias 4 e 5 de outubro em Chapecó, os mais de 600 participantes estarão […]

Publicado em Notícias - 15/09/2023.

Durante os dias 4 e 5 de outubro em Chapecó, os mais de 600 participantes estarão imersos numa programação repleta de conteúdos provocativos e trocas de experiências.

A quinta edição do Seminário da Undime-SC promete transformar a perspectiva da educação brasileira, oferecendo ao público palestras de alto nível, com especialistas da área debatendo acerca da temática ‘Conectando saberes: diálogos para uma educação eficiente e significativa’. O evento, que será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, proporcionará uma jornada de aprendizados para profissionais da educação de todo o país, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).

A programação é composta por sete personalidades da área que vão abordar assuntos da educação contemporânea e trazer experiências, visando contribuir na entrega de uma educação pública de qualidade. A seguir, você encontrará a lista completa desse time e uma prévia dos conteúdos que serão apresentados.

Dia 4 às 9h | Reeducar o olhar: construindo caminhos para inclusão – Jane Haddad

Marcada para acontecer no primeiro dia, 4 às 9h, a palestra é um convite a reflexão sobre a reeducação do olhar, para a construção de uma educação transformadora, visto que intensificar novos conhecimentos e formas de olhar são imprescindíveis para atender à proposta da educação inclusiva, voltada aos alunos que apresentam algum tipo de transtorno ou dificuldade. 

Mestre em Educação, Jane Haddad atuou por mais de 22 anos em escolas, ocupando os cargos de professora, coordenadora pedagógica e diretora. É autora dos livros: ‘Educação e psicanálise: vazio existencial’, ‘O que quer a escola: novos olhares resultam em outras práticas’ e, ‘Cabeça nas Nuvens: orientando, pais e educadores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção’. Ainda, é co-autora do livro ‘Escola no Divã’, sobre saúde mental na educação, e conferencista, tendo participado de eventos nacionais e internacionais abordando os temas inclusão, violência e noção de autoridade.


Dia 4 às 11h | Afrocentricidade, literatura e afroletramento: instrumentos indispensáveis na postura antirracista na escola e na vida – Edergênio Negreiros

Ainda no primeiro dia, 4 de outubro às 11h, o escritor Edergênio Negreiros Vieira irá realizar com os participantes um bate-papo pela cultura afro-brasileira e africana.  De acordo com Edergênio, a sociedade brasileira enfrenta, nesse primeiro quarto do século XXI, questões desafiadoras rumo ao horizonte de um humanismo eco-radical. Dessa forma, a palestra vem propor uma filosofia Afrocentrada, articulada com a Literatura e o Afroletramento, fazendo uma breve viagem pela Filosofia Africana e dialogando com obras literárias afrobrasileiras, destacando o conceito de Afroletramento e suas perspectivas/possibilidades na Educação Básica e na vida de estudantes e educadores. Será um convite para conhecer ensinamentos ancestrais africanos sobre as diversas maneiras de se relacionar, numa luta contra o racismo sistêmico em todas as dimensões.

Graduado em Pedagogia e Letras, com especialização em Linguagem e Educação Escolar. Possui curso de História, Cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-raciais. Ainda, é mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias; doutorando em Sociologia; professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura, e autor de Livros como: ‘A importância do Afroletramento’; ‘Na horta da Vovó Lina’; ‘O menino que escrevia na parede’; ‘Tem gente de todo o jeito’; entre outros.


Dia 4 às 14h | A infância como potência: ampliando conceitos, repertório e o protagonismo na Educação Infantil – Israel Boniek
Neste encontro, vamos refletir sobre as transformações no conceito de infância e suas implicações nos direcionamentos das práticas pedagogias, sobretudo propondo formas de organização de rotinas e espaços. O intuito é que as ações estejam alinhadas aos direitos de aprendizagem das crianças e narrativas que considerem seu protagonismo.

Doutor em educação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem na Infância. Consultor em Educação Infantil, escritor e palestrante, é duplamente certificado pelo Programa Internacional de Experiência na abordagem de Reggio Emilia, na Itália. Possui mestrado em teologia, graduação em filosofia e pós-graduação em psicanálise e neuroeducação, com atualização em Neuropsicologia da memória.


Dia 4 às 16h | Alfabetização e letramento: conceitos, relações e práticas – Geny Lustosa
Com uma apresentação cativante e informativa percorrendo conceitos, relações e práticas, iremos mergulhar no mundo da educação, trazendo à tona elementos essenciais para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em crianças. A partir da análise crítica dos conceitos de alfabetização e letramento, vamos identificar as diferenças e, destacar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de habilidades linguísticas desde os estágios iniciais da educação até a vida adulta.

Pedagoga e doutora em Educação. Atua como professora do Programa de pós-graduação em educação na Linha de Desenvolvimento e Linguagem da Criança e, também, ministra as disciplinas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Práticas de Ensino em Educação Inclusiva e Letramento e Alfabetização. É coordenadora do Grupo Pró-Inclusão e consultora do Instituto Nacional para Educação Especial de Angola.

Dia 4 às 17h | A intencionalidade do desenvolvimento socioemocional e suas implicações no contexto escola/família – Edna Borges

Finalizando o primeiro dia, vamos trazer reflexões que possam elucidar a importância de um desenvolvimento socioemocional explícito e planejado nas práticas pedagógicas, de forma a atuar na construção de uma política de educação integral nas escolas. Além de evidenciar, como esse desenvolvimento, integrado a parte cognitiva, é capaz de estimular uma comunicação não violenta e mais assertiva, favorecendo a resolução de problemas no contexto escolar e familiar.

Jornalista, com especialização em educação. Consultora e proprietária da empresa Manaká Ltda. Atua como gestora pedagógica e formadora na implementação de programas de desenvolvimento socioemocional de educadores e estudantes. Nessa linha, já realizou formações de professores e gestores e, também, prestou serviços ao Instituto Ayton Senna.


Dia 5 às 9h | Por que fortalecer a educação climática? – Eduardo Carvalho

Como abordar a emergência climática com as novas gerações – e como a escola tem papel fundamental na formação de ‘heróis do clima’. Esta palestra é uma conversa com educadores e gestores sobre a situação climática em que nos encontramos e qual o real impacto em nosso cotidiano. Aproximar a crise climática da realidade brasileira é uma das melhores formas de se entender seus desdobramentos, e a educação climática se torna uma aliada no combate à desinformação desde a infância, gerando ambientes de discussão e entendimento sobre o tema que ultrapassem as salas de aula. Educar para este tema mostra que há soluções para este problema pela mobilização da sociedade e com a adoção de um caminho calçado em informação, conhecimento e ações.

Curador de exposições e gestor cultural, é jornalista com mais de 17 anos de experiência em redações brasileiras. Desenvolve projetos nacionais e internacionais que usam a cultura, tecnologia, gamificação e design para engajar a audiência sobre ciência e os impactos da mudança climática na sociedade. Foi curador-assistente e editor artístico do Museu do Amanhã, e curador na Conferência da ONU sobre clima, na Escócia e no Egito. Mestre em Gestão da Economia Criativa, é um dos criadores da coleção Educação Climática, da Editora Inteligência Educacional, focada no ensino sobre a mudança climática para crianças do Ensino Fundamental.


Dia 5 às 10h | Gestão financeira na garantia da aprendizagem com equidade – Carlos Eduardo Sanches

Em 2020 a Emenda Constitucional n.º 108 trouxe um avanço no que diz respeito à ampliação dos princípios educacionais e, também, para a criação de um novo FUNDEB. Nessa palestra, os participantes serão instruídos a se adequarem a nova realidade, visando a garantia de uma educação com equidade.

Mestre em educação, Sanches possui experiência na área de gestão pública, com ênfase em administração educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação pública, política educacional, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação e financiamento da educação.


Saiba como participar!

Educadores de todo país podem participar preenchendo o formulário e efetuando o pagamento taxa de inscrição. Os boletos são enviados por e-mail, após confirmação de cadastro.

As inscrições são gratuitas para dirigentes de municípios filiados à Undime-SC. Demais participantes do mesmo município, possuem taxa diferenciada com desconto. A cada cinco sócios pagantes, o município terá direito a duas vagas cortesias, que devem ser solicitadas pelo e-mail forumundimesc@gmail.com (código de isenção).

Participantes não filiados pagam o valor original de inscrição. As vagas são limitadas e a liberação será confirmada após validação de pagamento. Participe, última chamada.

Prazo de inscrições:  29 de setembro de 2023 ou até esgotarem as vagas.

Programação completa: https://tinyurl.com/y6uacj84

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/FrrXf6WpSLEYZUSg7

Fonte: Undime-SC

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