Confira a íntegra da videoconferência sobre práticas de avaliações e as urgências do planejamento ainda em 2024

Debate abordou ações que professores podem implementar antes do fim do ano para aplicação do 3º ciclo de avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)

Publicado em Notícias - 15/10/2024.

A Undime promoveu, na última quinta-feira (10), videoconferência sobre “Práticas de avaliação e as urgências do planejamento em 2024″, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Realizada com apoio do Ministério da Educação (MEC), a transmissão tratou de ações que os professores podem implementar antes do final do ano para a aplicação do terceiro ciclo de avaliações da Plataforma de Avaliações Periódicas do Compromisso. A videoconferência ficou gravada e está disponível na galeria do Conviva Educação. Confira aqui.

A convidada especial para falar sobre esse assunto foi a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luciana Piccoli. A colaboradora técnica da Coordenação-Geral de Alfabetização do Ministério da Educação, Flávia Cristina Paniago, também participou junto à coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime, Marcia Baldini, presidente da Undime Paraná e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR.

“A plataforma [de Avaliações Periódicas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada] busca auxiliar e apoiar professores e gestores no processo de alfabetização e, com base nisso, direcionar intervenções pedagógicas necessárias para os estudantes”, disse a colaboradora técnica da Coordenação-Geral de Alfabetização do MEC, Flávia Paniago. “Já tivemos dois ciclos de avaliações, um em março e outro em junho. Entre 16 de outubro e 21 de novembro, realizaremos o terceiro e último ciclo de 2024.”

A Plataforma de Avaliações Periódicas é disponibilizada pelo MEC para apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização das crianças. Assim, a plataforma integra as avaliações à rotina escolar, com três ciclos avaliativos propostos para os meses de março, junho e outubro. Na ferramenta, os educadores têm acesso a instrumentos de avaliação em leitura, língua portuguesa e matemática, voltados para alunos do 1º ao 5º ano. Isso facilita o acompanhamento das aprendizagens e permite um ensino mais personalizado.

Fonte: Undime (com informações do MEC)

Compartilhe:

Parceiros Institucionais