Conteúdos evidenciam a educação da atualidade no primeiro dia de programação do 5º Seminário da Undime-SC
Inclusão, Afroletramento, Alfabetização, Socioemocional e Educação Infantil apontam caminhos para ações educacionais Educadores de todo o […]
Inclusão, Afroletramento, Alfabetização, Socioemocional e Educação Infantil apontam caminhos para ações educacionais
Educadores de todo o estado estiveram reunidos nesta quarta-feira (4), em Chapecó, para acompanhar o primeiro dia de atividades do 5º Seminário da Undime-SC, voltado para a construção de uma educação eficiente e significativa. Especialistas da área dialogaram com os mais de 650 participantes, retratando educação contemporânea em temáticas provocativas, levando o público a reflexão sobre as práticas educacionais.
A palestrante Jane Haddad abriu a conversa incitando a desconstrução da educação e como reeducar o olhar para o presente. “Precisamos tirar do piloto automático uma educação que apenas classifica, medica e indica, e darmos um passo atrás, sendo mais humanos e estando mais disponíveis, atentos aos detalhes que são contra o tempo, de aprendizagem, da devolução, com foco na criança, no professor e na gestão”, explica.
Haddad contextualizou a realidade do cenário educacional que vive a tecnologia e é pautada no ver, apontando que a ocasião requer um outro direcionamento pra obter a qualidade que se almeja, o da humanização.
Outro tema que tem estado em evidência, ganhando grande proporção pelo Brasil, é a educação para as questões étnico-raciais. Nessa linha, o professor e especialista em linguagem e educação escolar, Edergênio Negreiros Vieira, trouxe a questão da implementação a Lei 10639/2023, que alterou o Art. 26-A da LDB. “Nós propomos o uso da literatura, essa dimensão mágica, que captura o imaginário do ser humano há muitos anos, por meio de projetos como o Afroletramento, que trabalha a literatura dentro da escola”, pontua.
Segundo o palestrante, essa é uma forma de oportunizar equidade para as crianças de todos os grupos raciolizados, assim como de melhoria do desempenho das redes municipais de ensino, uma vez que a literatura tem o poder de ampliar repertórios e propor reflexões sobre os mais diversos temas.
Sob a perspectiva da transformação do processo educacional, que a Educação Infantil esteve em pauta. Mudanças com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, trazendo significativas propostas, e com o conceito novo de criança, muitos pontos surgem, dando lugar a fala do doutor em educação, Israel Boniek, no Seminário.
“A Educação Infantil no Brasil nasce com a concepção assistencial e precisamos construir os nossos referenciais, a partir de uma proposta pedagógica, que considere todos os avanços que nós temos hoje, no conceito de criança”, diz Boniek destacando a psicologia do desenvolvimento infantil, a neurociência, a sociologia da infância, que demonstraram a importância de se ter abordagens que são relacionais, participativas e, que considere o protagonismo da criança.
Ainda na primeira infância, falou-se sobre a alfabetização e letramento. A pedagoga e doutora em educação, Geny Lustosa, apresentou conceitos teóricos, com ênfase na análise da repercussão na prática pedagógica, junto da função social desse conhecimento para as crianças e educadores.
O dia foi finalizado com insigts que levaram o público a refletir sobre o seu papel na educação e a importância do autocuidado. “O educador precisa se enxergar no processo e entender que é essencial direcionar o olhar para si, se conhecer mais, se descobrir, ter mais prazer no ensino-aprendizagem, pra que ele consiga transmitir isso ao estudante”, frisa a especialista em educação, Edna Borges.
Em meio aos conteúdos, a cultura alemã foi evidenciada pela apresentação de dança dos estudantes da rede municipal de educação de São Carlos. O 5º Seminário da Undime-SC segue com programação nesta quinta (5), com enfoque na educação climática e gestão financeira, a partir das 9h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
Acompanhe alguns registros dos palestrantes:
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC