Diálogo entre instituições de Santa Catarina reforçam a importância do regime colaborativo
Representantes da Undime-SC, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Secretaria de Estado de Educação (SED/SC) e […]
Representantes da Undime-SC, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Secretaria de Estado de Educação (SED/SC) e Ministério Público de Contas (MPC/SC), apresentaram como se dá a articulação coletiva entre as entidades que virou referência para outros estados
A segunda mesa desta quarta-feira (20), do Fórum Undime SC e Região Sul reuniu no palco o presidente da Undime-SC e vice Região Sul, Alex Cleidir Tardetti; a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders; o coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina, promotor de justiça, Eder Cristiano Viana; e a procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas, Cibelly Farias.
Abrindo a fala, Tardetti salientou a importância do regime colaborativo e apontou que SC possui o mais alto pódio de educação Básica do país e passou a palavra para a procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas, Cibelly Farias.
Farias apresentou o trabalho colaborativo realizado desde 2018, que busca fomentar e melhorar os índices educacionais no estado. O modelo adotado em Santa Catarina é pioneiro e referência no país. Segundo a procuradora-geral adjunta, outros estados vêm até Santa Catarina para saber mais e conhecer o modelo. “O trabalho colaborativo realizado em Santa Catarina conta com várias entidades do governo e é um modelo revolucionário. Aqui a conversa com parceiros e instituições que trabalham o mesmo tema soma para que juntos todos encontrem soluções e alcancem resultados muito melhores na educação”, explica.
O promotor de justiça, Eder Cristiano Viana, destacou o sucesso dessa parceria que o Estado faz com muita propriedade. “Todos somos estado e queremos caminhar para um único objetivo, uma educação de qualidade”. Viana salientou, ainda, que a Educação tem grandes desafios, porém, com esse diálogo, Santa Catarina descobriu os mecanismos para caminhar em conjunto e atingir o objetivo.
A secretária Adjunta, Patrícia Lueders, começou com uma pergunta: Que memória você quer deixar para a sua cidade? “É importante dialogar, junto com a memória vem a documentação e o legado.” Ainda, apontou que pela primeira vez o Estado está construindo uma política de alfabetização e vem sendo escrita em colaboração com os professores, que trazem a vivência em sala de aula. “O gestor precisa ser visionário, pensar fora da caixa e em coletivo”, afirma.
Na sequência, os participantes acompanharam a palestra “Mente de campeão”, com o lutador Rogério “Minotouro”. A programação completa do Fórum Undime SC e Região Sul está disponível aqui.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC