Educação climática e gestão financeira norteiam os debates do último dia do Seminário para educadores do Estado
Temas que inquietam gestores abrem espaço para diálogos sobre demandas e novas práticas na Educação O […]
Temas que inquietam gestores abrem espaço para diálogos sobre demandas e novas práticas na Educação
O 5º Seminário da Undime-SC vem propor, nesta quinta-feira (5), a ampliação de conceitos, conscientização sobre o papel do educador na redução de impactos ambientais, e análise das atividades financeiras, visando auxiliar os mais de 650 educadores na condução dos trabalhos, por uma educação mais eficiente e significativa.
A palestra de abertura envolveu os participantes a pensar em ações que envolvam a comunidade escolar, no que tange as mudanças climáticas vivenciadas nos últimos tempos. O bate-papo se deu no sentido de fomentar iniciativas que promovam maior sustentabilidade.
“O Estado tem sido acometido por vários eventos extremos, seja de seca ou grandes volumes de chuvas e inundações, atrelado a eventos climáticos como o El Niño e o aquecimento global. Um momento complexo e perigoso pra quem vive nas grandes cidades e regiões rurais, por isso a iniciativa de chamar a atenção dos educadores, pra que sejam parte da solução climática no processo de ensino-aprendizagem”, explica o gestor cultural, Eduardo Carvalho.
Para o palestrante essa é uma questão que requer o envolvimento de todos e, principalmente, a compreensão do que está sendo feito para planejar os próximos passos. “O momento é de união, de expandir conhecimento, pra que a gente consiga ter tempo de transformar as nossas ações”.
Diante desse cenário, foi desenvolvida a Coleção Educação Climática com a Turma do Pererê, um dos primeiros projetos do Brasil voltados a educação climática para o Ensino Fundamental, que unifica cultura e ciência. “Esse projeto é voltado aos estudantes e, também, aos professores, pra que entendam o contexto atual que estamos vivendo, remetam às suas realidades e ponham, de fato, a mão na massa”, destaca o palestrante e autor da obra.
Na sequência, a nova realidade de financiamento da educação foi tratada, levando em conta o desafio de garantir o direito de aprendizagem dos estudantes. Carlos Eduardo Sanches, mestre em educação, trouxe contribuições a partir da Emenda Constitucional Nº 108/2020, que muda o Fundeb e a regra do ICMS.
“São questões que acabam por interferir na receita da educação e da prefeitura, e por consequência na evolução de aprendizagem pra todos os estudantes”, afirma Sanches, que destacou, ainda, a valorização dos professores como garantia de resultados.
“É valorizando os professores que a gente sobe a régua, pra ter melhores profissionais e capacidade técnica de saber onde a rede pode avançar nesse processo e, assim, elevar os resultados de aprendizagem”, conclui.
Quem participou pode comprovar a relevância da troca de conhecimentos para o avanço educacional. “Eventos como este são de suma importância para a gestão, porque precisamos estar sem em constante atualização, buscando ferramentas que nos auxiliem no aprimoramento de ações no município”, destaca a dirigente municipal de educação de Xanxerê, Vera Lúcia Corrêa.
O 5º Seminário da Undime-SC foi sediado na capital do oeste catarinense, nos dias 4 e 5 de outubro, reunindo educadores de todo o Estado, num debate sobre a educação contemporânea.
Veja mais alguns clicks deste segundo dia:
5º Seminário da Undime-SC
Tema: ‘Conectando saberes: diálogos para uma educação eficiente e significativa’
Data: 4 e 5 de outubro
Local: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes – Chapecó/SC
Público: Dirigentes municipais de educação, assessores técnicos das secretarias, professores e demais profissionais da área educacional.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC