Em Conferência Preparatória para IV CONAE, presidente fala sobre tempos e espaços da criança na Educação Infantil
Evento desta quinta (9/9), que já alcança quase 2 mil visualizações no canal da Undime/SC no […]
Evento desta quinta (9/9), que já alcança quase 2 mil visualizações no canal da Undime/SC no YouTube, tratou da importância de despertar vivências e experiências a partir da organização do tempo e do espaço para o desenvolvimento integral das crianças.
Tendo em vista os desafios no retorno às atividades presenciais na Educação Infantil, a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, ministrou nesta quinta-feira (9/9) a palestra “Infância: Tempos e Espaços de Crianças”, em Conferência Preparatória para a IV Conferência Nacional de Educação (IV CONAE) 2022. No evento, a presidente abordou a importância de organizar o tempo e o espaço como elementos que integram o currículo na Educação Infantil, proporcionando a ampliação de repertório cultural e o desenvolvimento pleno das crianças, conforme orientam as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da Undime/SC, a conferência já alcança quase 2 mil visualizações até o momento.
Acesse aqui a transmissão na íntegra.
Com os impactos da pandemia da Covid-19 sobre a educação, a presidente da Undime/SC afirma que é preciso que os profissionais assumam um olhar ainda mais sensível no retorno às aulas presenciais. “Estamos falando de crianças que, por mais de um ano, raramente interagiram com crianças da mesma idade. Ainda assim, mesmo que sem mediação institucional, as crianças continuaram se desenvolvendo, e é preciso que o adulto que irá recebê-la pratique um olhar ainda mais sensível neste momento”, explica Lueders. Nesse sentido, a presidente da Undime/SC, que também coordena o Grupo de Trabalho de Educação Infantil da Undime Nacional, destaca a importância de pensar a organização do tempo e do espaço para o desenvolvimento integral das crianças. “Para proporcionar a ampliação de repertório cultural na infância e atender os direitos consolidados na BNCC, é fundamental pensar a organização do tempo e do espaço. Espaço e tempo são elementos integradores de currículo, principalmente na Educação Infantil”, enfatiza.
Olhar sensível
Para dar início aos debates sobre Educação Infantil, a presidente da instituição propôs um exercício de escuta aos participantes. Convidando-os a refletirem sobre o tema pela perspectiva das crianças, Lueders explica que o olhar do adulto não é capaz de compreender profundamente todos os aspectos relativos ao tempo e espaço da criança. “O tempo do adulto é cronometrado pelo relógio, já o da criança, pelas experiências que ela vivencia. Na infância, o tempo é a contemplação de cada uma dessas experiências”, indica a presidente da Undime/SC.
Nesse sentido, destaca a importância de criar rotinas “não-rotineiras” nas escolas, que despertem vivências para uma infância de qualidade. “O currículo da Educação Infantil, consolidado pela BNCC, tem como base a brincadeira e a interação permeadas pelas linguagens e campos de experiência”, destaca Lueders. Essa concepção é um avanço no percurso da Educação Infantil no país, como explicou a presidente ao tratar dos espaços institucionais na dimensão de uma história marcada e contada pelo tempo. “Na fase assistencial, até a década de 1990, quando temos grandes mudanças, as salas continham berços para as crianças e eram vistas como sala-salão, sem propostas educativas”, explica.
Passados mais de 30 anos desde a fase assistencial da Educação Infantil, a presidente lembra a importância de avançar continuamente. “É necessário pensar a infância e respeitar as crianças em seus tempos, espaços e modos de vida. Como já foi dito, tempo e espaço são elementos integradores de currículo e precisam sempre abraçar as interações e brincadeiras das crianças”, conclui. Em sua exposição, Lueders ainda trouxe fotos de Centros de Educação Infantil (CEIs) catarinenses, que aplicam boas estratégias para despertar vivências entre as crianças a partir da organização do tempo e do espaço.
Encontro com a Undime/SC
A conferência desta quinta-feira também integra a iniciativa “Encontro com a Undime/SC”, ciclo de eventos com webinários e formações sobre diferentes temáticas promovido pela seccional catarinense às quintas-feiras. A transmissão está disponível na íntegra no YouTube da Undime/SC: https://www.youtube.com/watch?v=pQIj8xEX_sA.
Fonte: Undime/SC
Siga a UNDIME-SC