Em live sobre material didático no PNLD Educação Infantil 2022, Undime/SC defende importância de respeitar a primeira infância
Presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, destacou os riscos que a adesão ao livro […]
Presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, destacou os riscos que a adesão ao livro didático por crianças da Pré-Escola pode trazer ao pleno desenvolvimento da infância.
Convidada para participar da videoconferência “A oferta do material didático no PNLD Educação Infantil 2022: avanços ou retrocessos?”, a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders (DME de Blumenau/SC), coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Infantil da Undime, defendeu a importância de que os espaços educacionais respeitem o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança. O evento foi transmitido ao vivo nesta quinta-feira (12/8), pelo canal no YouTube do Conviva Educação.
“É preciso ressaltar que a Undime não é contrária ao livro didático, verdadeira conquista da educação brasileira. A instituição se preocupa com os impactos, especificamente, do PNLD da Educação Infantil para o próximo ano, que fere a Lei e toda as conquistas da primeira infância, quando a criança deve ser protagonista da sua aprendizagem”, considerou a presidente da Undime/SC, citando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Nós acreditamos num PNLD com obras literárias de qualidade, e não com esse edital, que traz engessamento e segmentação. O espaço institucional precisa oferecer a ampliação de repertório e conhecimento às crianças”, defendeu Lueders.
O presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, também alertou para os impactos do incentivo à antecipação do processo de escolarização. “Na infância, não podemos estar pautados pela aceleração de processos. Nós teremos o tempo e o processo no momento exato, os anos de escolaridade nos trarão isso. Por isso, a BNCC está brilhantemente construída de forma a permitir que não haja a necessidade de desespero quanto às crianças de 3 e 4 anos, que ainda precisam se desenvolver”, afirmou.
Desrespeito à pedagogia da infância
O presidente da Undime Nacional iniciou a transmissão tratando da importância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), sobretudo quando alinhado às políticas de educação. “O PNLD é o maior programa de distribuição de livros e um instrumento muito importante de suporte para o trabalho dos municípios. Esses livros precisam estar alinhados às políticas nacionais de educação, aos princípios pactuados e ao nosso grande documento que permite esse diálogo pedagógico, que é a BNCC”, afirmou o presidente.
E são justamente esses princípios que o edital do PNLD 2022 para a Educação Infantil desrespeita, destacou a representante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Rita Coelho. “Esse edital é um retrocesso na política de livro e leitura do Governo Federal, na Educação Infantil e no apoio suplementar que o Estado precisa dar aos municípios. Este edital transforma o PNLD numa estratégia de implementação de uma política que não respeita a identidade da Educação Infantil”, defendeu Coelho.
Para o Professor Emérito pela Universidade de São Paulo (USP), Lino de Macedo, membro da Academia Paulista de Psicologia, o respeito à identidade da criança é fundamental e, por isso, nas etapas iniciais da vida, a aprendizagem precisa ser um processo que tem a criança como protagonista. Essa tese, já legitimada pela BNCC, é refutada quando são inseridos livros didáticos na Educação Infantil. “Uma das sabedorias da BNCC é legitimamente ver o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na perspetiva da criança, de dentro para fora, e não do ensino do professor. Quando você pensa o livro didático na perspectiva de ensino, você trai a BNCC”, afirmou o professor.
A necessidade de se respeitar o percurso do professor junto às crianças foi outro aspecto ressaltado pelos participantes do evento. “Os profissionais que trabalham na Educação Infantil precisam de formação teórica e prática, mas não de um livro didático que lhe impõe métodos e limita sua própria experiência”, destacou Macedo.
A presidente da Undime/SC também enfatizou a importância de valorizar o percurso formativo dos educadores, e orientou os profissionais da Educação que assistiam à transmissão sobre a adesão das obras literárias do PNLD 2022, que podem ser requisitadas sem os livros didáticos propostos. Encerrando sua fala, Lueders deixou um recado a todos que acompanhavam a transmissão: “A infância não para, mediada ou não pela instituição. Mas quando mediada pela instituição, não podemos aceitar qualquer coisa”.
A live pode ser acessada na íntegra pelo canal no YouTube do Conviva Educação.
Clique aqui e confira as considerações da Undime sobre o PNLD para a Educação Infantil.
Fonte: Undime/SC
Siga a UNDIME-SC