Encerrada a primeira aplicação do PIRLS no Brasil

Objetivo do estudo internacional é avaliar progresso em leitura. Provas e questionários foram aplicados para estudantes […]

Publicado em Notícias - 09/12/2021.

Objetivo do estudo internacional é avaliar progresso em leitura. Provas e questionários foram aplicados para estudantes do 4º ano do ensino fundamental

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, na última segunda-feira, 6 de dezembro, a aplicação do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS). Cerca de 5.500 estudantes do 4º ano do ensino fundamental participaram da avaliação. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos ainda dependem de apuração da empresa aplicadora. O Inep realizou a avaliação em uma amostra de 193 escolas (públicas e privadas), distribuídas por todas as regiões do Brasil. Essa foi a primeira vez que estudantes brasileiros participaram desse estudo internacional, que avalia os níveis de leitura.

A aplicação se deu sem intercorrências significativas e, nas turmas com menos de 90% de participação, houve a possibilidade de agendar aplicações extras das provas e dos questionários. A divulgação dos resultados do PIRLS está prevista para dezembro de 2022. Não serão divulgados resultados individuais. O objetivo é avaliar a leitura e a compreensão de textos dos estudantes a nível amostral e, a partir disso, possibilitar um diagnóstico, inclusive em termos comparativos, entre os 68 países ou regiões administrativas especiais participantes.

Avaliação – O PIRLS afere as habilidades em leitura de alunos do 4º ano do ensino fundamental, por se tratar de momento crucial para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Nesse momento da trajetória escolar, normalmente, o aluno já aprendeu a ler e está colocando a leitura em prática como um instrumento de aprendizado.

PIRLS – A avaliação das habilidades de leitura pelo PIRLS contempla dois eixos: a experiência literária e a aquisição e o uso da informação. Os resultados também consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários que são respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, além de pais ou responsáveis.

O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo. A sigla PIRLS resume o nome, em inglês, da avaliação: Progress in International Reading Literacy Study.

Saiba mais sobre o PIRLS

Fonte: Inep

https://bit.ly/31JQxq8

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