FGV CEIPE, Undime, Instituto Natura e Fundação Lemann produzem documento para minimizar os impactos da pandemia de covid-19
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“Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?” este é o título do documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Undime, Fundação Lemann e Instituto Natura, com o objetivo de apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais a fim de mitigar os danos causados pela pandemia à aprendizagem escolar de alunos de todo o país.
O lançamento do documento foi feito por meio de um webinário, realizado hoje (4) com a participação do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia; Cláudia Costin, diretora do FGV CEIPE; Maria Slemenson, gerente de Articulação do Instituto Natura; Daniel de Bonis, diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann; Letícia Côrtes, consultora técnica e redatora do documento e Izabella Cavalcante Martins, assessora na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Ao dar as boas vindas aos participantes, a diretora do FGV CEIPE, Cláudia Costin, explicou que o documento traz boas práticas na garantia de aprendizagem em situações de tanto de ensino remoto quanto híbrido. A publicação foi elaborada a partir de entrevistas com representantes de conselhos de educação, redes de ensino e especialistas nacionais e internacionais, que abordaram temas sensíveis no contexto educacional na pandemia, como por exemplo: calendário escolar, registro de atividades e avaliação.
O documento traz casos de sucesso, possibilitando, assim, tanto o apoio a gestores educacionais na elaboração de estratégias possíveis, quanto o fortalecimento do debate público qualificado. Além de fazer recomendações para um planejamento de gestão de redes de ensino do Brasil, como definição de habilidades e competências prioritárias para reorganização das metas curriculares; oferta de atividades pedagógicas não presenciais, mediadas ou não por tecnologia; registro das atividades pedagógicas não presenciais, para que a escola produza evidências do cumprimento da carga horária mínima prevista, entre outros.
Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, explica que o documento, fruto de um trabalho de diálogo, permite esperanças e novas possibilidades. “Mais do que nunca estamos num momento de grande união em torno da educação como ferramenta e solução para o processo de retomada segura das aulas que ofereça segurança sanitária e pedagógica, para permitir que, de fato, a educação retorne e seja instrumento estratégico de transformação de vidas e realidades fazendo a esperança voltar a brilhar nos olhos de cada estudante e das famílias brasileiras”.
Clique aqui e acesse o documento.
Fonte: Undime com informações da FGV
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