MEC institui programa de formação de leitura e escrita
Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Objetivo é incrementar a implementação de práticas pedagógicas
O Ministério da Educação (MEC) publicou na terça-feira, 4 de fevereiro, a Portaria nº 85/2025, que institui o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). A ação integra o conjunto de iniciativas de formação continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O programa está estruturado em três eixos: gestão e governança; formação de profissionais da educação; e reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas significativas para as crianças da pré-escola. O objetivo é implementar ações de formação continuada focadas na ampliação e consolidação dos saberes dos profissionais da educação infantil.
Com o Pro-LEEI, serão planejadas e implementadas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das crianças no campo da linguagem oral, da leitura e da escrita. A ideia é fortalecer a colaboração entre a União, os estados, os municípios, o Distrito Federal e as instituições federais de ensino superior. Estas vão integrar o programa para o fortalecimento das políticas de educação básica.
LEEI – O Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) atua na formação de professoras que trabalham pelo letramento e desenvolvimento de linguagens de crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos), respeitando as especificidades dessas faixas etárias. Ao todo, 26 unidades federativas e 3.792 municípios (68% do total) já participaram da iniciativa em 2024. Ela reúne 223.964 professores de pré-escola em formação.
Fonte: MEC
Siga a UNDIME-SC