O que muda na Educação Infantil com a BNCC?
O que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, e […]
O que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, e como aplicar essas diretrizes no dia a dia? O Guia da Base, de Nova Escola, traz explicações sobre as principais mudanças para essa etapa e mostra exemplos de professores que já trabalham com atividades alinhadas às propostas da Base.
O conteúdo esclarece o que são os direitos de aprendizagem, uma novidade da BNCC, e explica um a um quais são os cinco campos de experiência que vão reformular a organização curricular. Com a colaboração de Fernanda Pinho, especialista em Educação Infantil, o Guia aborda temas como a avaliação das crianças nesta etapa, como planejar as experiências nas creches e instituições e qual deve ser o papel do professor.
A Base reconhece a Educação Infantil como uma etapa essencial e avança na ideia de que a criança deve estar no centro do processo de aprendizagem. O documento orienta os educadores a olharem para as formas particulares que bebês e crianças se apropriam do conhecimento e de novas experiências.
As atividades das creches e instituições de ensino devem ganhar uma nova dinâmica: a brincadeira recreacional na caixinha de areia pode ser organizada e transformada em um momento exploratório, e a pausa da alimentação, em uma hora para reforçar a relação de afeto e confiança entre educadores e crianças.
Veja alguns dos principais pontos e acesse os links:
1 Com a BNCC, as crianças passam a ter 6 direitos de aprendizagem
Para contemplá-los, o professor precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos considerados fundamentais no processo.
2 A Base estabelece Cinco Campos de Experiência
Eles propõem uma nova organização curricular e colocam a criança como centro do processo educativo.
3 A BNCC se diferencia do DCNEI e do RCNEI
A Base avança no conceito de fazer a criança e sua identidade o foco principal. Veja no link as diferenças.
4 Conceitos como ‘Cuidar e educar’ e ‘Formação do vínculo’ se tornam essenciais
A postura do professor na condução das atividades da rotina é essencial ao aprendizado. Veja quais os pontos mais importantes, segundo os conceitos essenciais trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
5 O tempo no parquinho, na pracinha e fora da sala de aula se tornam bons momentos para aprender
Conheça um exemplo de atividade que coloca o pensar e do agir da criança ficam no centro da atividade. Tudo pode ser feito com itens já disponíveis, basta organizar o espaço e praticar a observação.
6 O protagonista passa ser a criança e o professor mais observador
Veja uma entrevista com a especialista Karina Rizek sobre as mudanças da Educação Infantil, em que ela fala como a observação, registro e avaliação aparecem na BNCC de Educação Infantil e o que o professor deve ficar atento.
7 Planejamento deve ser fundamental
Fernando Pinho fala sobre como o desenvolvimento de cada um e do grupo depende do pensar sobre a organização do tempo, do espaço, dos materiais e do agrupamento das crianças.
Fonte: Nova Escola
https://goo.gl/ENqGGS
Siga a UNDIME-SC