Por meio de exemplos práticos, encerramento da ‘Formação Gestão Democrática’ orienta sobre execução dos planos de gestão

Ofertado de forma gratuita pela Undime/SC aos municípios filiados à seccional catarinense, percurso formativo contou com […]

Publicado em Notícias - 23/06/2022.

Ofertado de forma gratuita pela Undime/SC aos municípios filiados à seccional catarinense, percurso formativo contou com ampla participação de gestores municipais e demais profissionais da esfera educacional do Estado. Quarto e último encontro foi transmitido ao vivo nesta quinta (23).

Contemplando uma abordagem aprofundada sobre gestão democrática em quatro encontros distintos, a formação, ofertada gratuitamente pela Undime/SC aos municípios filiados à seccional catarinense, chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (23/6). Transmitido ao vivo pelo canal da Undime/SC no YouTube, o último webinário do percurso formativo trouxe exemplos práticos sobre a implementação e execução dos planos de gestão pelos diretores escolares, a elaboração de planilhas para o acompanhamento de ações e a gestão do tempo, além de proporcionar reflexões sobre as relações entre gestores e equipes pedagógicas.

“Tendo sempre em vista o objetivo maior, que é a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes, o feedback é importante para que os profissionais que compõem as equipes percebam aspectos de sua atuação e como podem avançar. A função do gestor não é só trazer avaliação por desempenho ou no final do ano, o feedback tem que ser contínuo”, reforça a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, numa introdução à temática do quarto momento.

Lueders, que participa de reunião da Comissão Intergovernamental de Financiamento da Educação Básica de Qualidade para a discussão dos valores do Fundeb 2023, não pôde estar presente no encontro, mas deixou, em gravação exibida durante a abertura, seus agradecimentos aos profissionais que acompanharam o ciclo formativo até o encerramento. “Quero agradecer de maneira muito especial aos municípios que participaram de forma intensa dos nossos encontros. Tivemos um número bastante expressivo de visualizações, o que mostra que esta é uma temática de muito interesse em Santa Catarina”. Mais de 3,3 mil visualizações marcam a transmissão do primeiro encontro; os momentos 2 e 3 acumulam 2,7 mil e 2,2 mil, respectivamente.

O secretário de finanças da Undime/SC, Jorge Luiz Buerger, dirigente municipal de Educação de Pomerode/SC, fez a mediação do encontro e destacou a importância da abordagem. “Fechando essas nossas quatro etapas, entendemos que nós não somos gestores sozinhos, nós somos gestores juntos. O foco é fazer juntos. Quem está participando desse evento consegue entender o papel do gestor escolar”.

Gestão na prática
“Esta é a função dessa formação: trazer para vocês possibilidades para pensar na ação da gestão democrática em seus municípios. São temas úteis não apenas para o gestor, mas toda a sua equipe, todo professor e toda pessoa que precisa organizar sua rotina de atuação no dia a dia da escola”, resume a assessora pedagógica da Undime/SC, Sônia Fachini, que conduziu o percurso formativo.

Neste último momento, Fachini trouxe, como eixo central de sua explanação, situações práticas para a execução do plano de gestão. “Construímos o plano de ação, e agora? Estamos na escola e precisamos começar a executar esse planejamento, que já foi apresentado para toda a comunidade escolar. Agora, é preciso esmiuçá-lo e apresentá-lo ao meu grupo de trabalho, e a forma com que faço isso é fundamental para ter uma equipe engajada no que será desenvolvido para a comunidade escolar”. Destacando a importância das reuniões para as trocas entre o gestor e as equipes, apresentou aspectos fundamentais à organização de um encontro eficiente, tais como: determinar com clareza a finalidade da ocasião, administrar o tempo de diálogo e planejar momentos de pausa, entre outros.

Além de sugerir um modelo de planilha para acompanhamento de ações, a assessora pedagógica da Undime/SC deu exemplos de questionários a serem aplicados com professores, equipe técnica pedagógica, funcionários e alunos, a fim de coletar dados para a execução de estratégias referentes às metas estabelecidas no plano de ação. Fachini demonstra o modelo PDCA – ‘plan, do, check e act’, em inglês – e a análise SWOT, que permitem “identificar fraquezas, oportunidades e ameaças, e o constante monitoramento das ações pelo gestor”, afirma.

Caracterizando a etapa de feedback como um processo central para o desenvolvimento pessoal e profissional, a assessora da Undime/SC traz orientações que precisam ser observadas pelos gestores. “Os momentos de feedback têm um caráter formativo e orientativo de reconhecimento daquelas ações que a pessoa está desenvolvendo, conforme seu conhecimento e o que foi delegada para ela”, e complementa que é importante oferecer retornos positivos sobre a atuação dos profissionais.

Por fim, Fachini detalhou esquemas de planejamento mensal e semanal para a organização do tempo do gestor, que seria dividido em quatro grandes campos: pedagógico, administrativo, das relações e de conhecimento. “Eu preciso ter esse tempo organizado, planejado, priorizado e, também, delegado”, enfatiza.

Percurso formativo
Com encontros distintos para contemplar assuntos como competências do gestor e legislação, planos de ação e gestão do tempo, a formação ‘Gestão Democrática’ integra a programação do ciclo de formações online ‘Encontro com a Undime/SC’. A seguir, você acessa a cobertura completa da abertura da formação, e dos momentos 2 e 3:

Certificação
O certificado será entregue ao participante que esteve online nos quatro momentos da formação. Para este quarto encontro, será considerado quem estiver no ao vivo ou que tenha assistido até às 23h59 do dia 23 de junho. Ao final do percurso formativo, é necessário preencher uma avaliação com questões acerca das temáticas abordadas e obter aproveitamento de 70%. A certificação será fornecida apenas para municípios filiados à Undime/SC.

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais