Presidente aponta a gestão democrática como reflexo da qualidade de ensino em apresentação no Fórum Estadual da Undime, no Paraná

Além disso, chamou atenção dos educadores sobre o processo de escolha do profissional que irá exercer […]

Publicado em Notícias - 10/11/2023.

Além disso, chamou atenção dos educadores sobre o processo de escolha do profissional que irá exercer a função do diretor escolar

Num diálogo com mais de 600 profissionais da Educação, o presidente da Undime-SC e vice Região Sul, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC), trouxe ao segundo dia de programação do Fórum Estadual Extraordinário da Undime/PR 2023 contribuições acerca da gestão democrática escolar, ressaltando como isso pode refletir na qualidade do ensino ofertado, valorizando tanto o professor quanto o estudante.

“A escola democrática é aquela que inclui, que funciona, que dá resultado, que gera a qualidade a que o aluno está no centro de tudo, com o professor sendo um formador valorizado”, explica Tardetti, que, também, chama atenção para o processo de escolha do diretor escolar.

“A qualidade na escolha do gestor já é o resultado. Se eu quero ser um DME que escolhe por meio de um processo, o caminho é fazer um processo seguro, bom, amplo, aberto e com exigência, que vai te garantir os melhores profissionais”, finaliza o presidente.

Tardetti apresentou a realidade de seu município e um pouco da educação catarinense, no painel ‘Função do Diretor Escolar: aspectos administrativos, pedagógicos, financeiros e de gestão escolar’, que contou, também, com a presença da presidente da Undime/PR, Marcia Aparecida Baldini (DME de Cascavel/PR) e da presidente da Undime/RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli (DME de Novo Hamburgo/RS).

Além dos conteúdos direcionados aos gestores e equipe técnica, os participantes têm a oportunidade de trocar experiências e atendimentos especializados. Ainda, podem sanar dúvidas e dar encaminhamentos relacionados às demandas do PAR; SIMEC; PCA 2023; Compromisso Criança Alfabetizada; e Educação Conectada. A programação teve início na última quarta (8) e encerra nesta sexta (10/11), com discussões sobre a Nova Lei de Licitações e Saúde Mental, contemplando o tema do evento ‘Gestão, Planejamento e Avaliação da Educação: desafios atuais’, em Foz do Iguaçu/PR.

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais