Presidente da Undime-SC participa de abertura do 1º EPREI-SUL, em Chapecó

Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul reúne cerca de 500 profissionais da área para ampliar conhecimentos na perspectiva de construção da escola em tempo integral

Publicado em Notícias - 10/10/2024.

Promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com o Grupo de Estudos em Educação Integral de Santa Catarina (GEEI-SC) e Ministério da Educação (MEC), o 1º EPREI-Sul teve início nesta quinta-feira (10), com a presença do presidente da Undime-SC e vice Região Sul, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC), na solenidade de abertura. Direcionado a professores, gestores e demais profissionais da área, evento reuniu um público de 500 participantes, para contemplar o tema ‘O pensar e o fazer: práticas e reflexões na construção da escola em tempo integral’, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó/SC.

Em discurso, Tardetti destacou a importância da continuidade de políticas nos municípios, além do papel essencial de articulação e suporte técnico ofertado pela entidade. “Para quem teve o sabor de vencer uma eleição, talvez os gestores permaneçam e tenham eficiência de continuar uma política. Para o dissabor, venha a troca de um gestor, e aí que entra a Undime, para transformar esses gestores dentro da qualidade de conhecer todos os programas e ações do cenário federal e, também, estadual”, coloca.

O Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul trouxe discussões e reflexões a respeito de melhorias em políticas de educação integral, atrelando teoria e prática, no âmbito do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica, iniciado a partir do Programa Escola em Tempo Integral, do MEC.

“Só temos a agradecer a parceria da Undime nesse processo formativo de 2024, que encerra hoje, mas retorna no próximo ano para alcançar mais equipes das novas gestões e, permitir uma complementação aos que permanecerem. Na Região Sul, tivemos uma quantidade expressiva de municípios que institucionalizaram suas políticas, e o Brasil com 64% de municípios e estados com políticas locais, que mostra o compromisso de educação integral em tempo integral. Então, esse encontro não culmina apenas em resultados, mas também em dar força para que essas políticas locais tenham mais qualidade e mais expansão nas secretarias”, afirmou a coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral, na Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica do MEC, ⁠Raquel Franzim.

Com objetivo de estimular a produção científica sobre a educação integral em grupos de pesquisa e programas de pós-graduação; acompanhar o Programa Escola em Tempo Integral na Região Sul; e, também, cooperar com o acompanhamento das políticas nos municípios e estados, por meio do incentivo à criação de comitês territoriais de educação integral, o 1º EPREI-SUL conta com mesas redondas, conferências, painéis de experiências, exposição de trabalhos dos municípios, e momentos culturais apresentados por escolas, até esta sexta-feira (11).

Além da seccional catarinense e do MEC, participaram da cerimônia de abertura, representantes das associações de municípios (AMOSC, AMM e AMSOP); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Observatório Nacional de Educação Integral; do Centro de Referências em Educação Integral; e organizadores: UFFS, GEEI-SC e Comissão EPREI-SUL.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais