Presidente participa, virtualmente, da abertura de oficinas técnicas do MEC, FNDE e TCE/SC nesta quinta (22)
Promovido pala SME de Caçador, juntamente com as associações de municípios, Undime/SC, MEC, FNDE e TCE/SC, […]
Promovido pala SME de Caçador, juntamente com as associações de municípios, Undime/SC, MEC, FNDE e TCE/SC, evento é direcionado as Secretarias Municipais de Educação de municípios da AMARP, AMAUC, AMMOC, AMPLASC, AMOSC, AMURC E AMURES
Mais de 70 municípios acompanham as oficinas de capacitação do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), de 22 a 23 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores de Caçador/SC. Representando a seccional catarinense na cerimônia de abertura, a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, (DME de Blumenau/SC) dialogou sobre a importância da formação e atendimento técnico aos profissionais da educação, da qual a instituição sempre faz questão de prestar apoio e ofertar aos municípios.
“É relevante termos hoje entidades de tamanho poder próximas aos municípios, pois com as inúmeras mudanças como o Novo Fundeb, as condicionantes do VAAR, as leis do ICMS, que foram aprovadas em Santa Catarina e está servindo de exemplo pra todo país, a nova escolha do PNLD, entre outros, é preciso saber orientar não só levando informação a conhecimento de todos, mas propiciando momentos de imersão como este, no qual gestores e técnicos possam interagir com especialistas no intuito de minimizar os desafios, tirando suas dúvidas e, também, podendo sair com soluções”, coloca Lueders.
Em sua fala, a presidente fez questão ainda de defender o regime de colaboração e mencionar o fortalecimento de causas educacionais a partir dessa união em Santa Catarina. “Acredito que é fundamental pros municípios estabelecer proximidade, unir forças, pra que dos aprendizados surtam efeitos. A Undime tem um regime de colaboração bem consolidado no Estado, que é referência no país, não só pelo retorno das atividades no período de pandemia, mas pela união de todas as esferas que, juntas, têm conseguido avançar a educação pública”, explica.
Juntamente com Lueders, também participaram da abertura a presidente colegiado da AMARP e secretária Municipal de Educação de Caçador, Lenira Carneiro; do assessor da AMARP, Humberto Dalpizzol; presidente AMARP, Luci Peretti; assessora de Políticas Públicas Educacionais da FECAM, Marinez Chiquetti; diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, representando o presidente do FNDE; diretora da Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica, Ana Carolina Santos Vilasboas, representando o secretário de Educacao Básica do MEC; o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir DAgostini; e o prefeito de Caçador, Alencar Mendes.
A programação teve início com a apresentação da Banda Sinfônica Músicos do Contestado e segue até sexta (23) trazendo oficinas com abordagens no contexto do PAR, PNE, PDDE, PIEC, ICMS, Obras, entre outros, além de atendimentos individualizados sob o comando do MEC, FNDE e TCE/SC. O intuito é apoiar gestores e técnicos na construção do planejamento e execução de programas e projetos, auxiliando em suas funções junto às secretarias municipais. Clique aqui para visualizar a programação completa.
Acompanhe nossas nas redes sociais e não perca as atualizações da Educação!
Por Undime/SC
Siga a UNDIME-SC