Professora de Pomerode é reconhecida nacionalmente por projeto na Educação Infantil
Iniciativa que une ensino de alemão e ciência foi a primeira colocada na fase regional do Prêmio Educador Transformador
A professora Luciana Lisboa, da Rede Municipal de Pomerode/SC, ganhou destaque nacional por seu trabalho inovador no ensino da Educação Infantil. Com um projeto que integra o aprendizado da língua alemã com a ciência, a professora conquistou o primeiro lugar na Etapa Regional da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador.
No ano de 2023, Lisboa assumiu as aulas de alemão no projeto bilíngue na Escola EEBM Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder. Com criatividade e dedicação, ela desenvolveu um projeto intitulado ‘Das Schmetterlinghaus: Ciência na Educação Infantil’, que teve por objetivo explorar a curiosidade dos alunos sobre a origem das borboletas.
“Nosso tema era o alfabeto alemão, e era preciso ensinar sobre o Eszett (ß), uma letra que só existe neste alfabeto. Para isso, utilizei a literatura ‘Ler e Viajar’ da escritora Andrea Gustmann Gomes. Neste livro, tinha a história de uma borboleta de uma asa só, alusão à referida letra ß. Diante da contação da história infantil, surgiu uma dúvida: De onde vêm as borboletas?”, explica.
Logo, para responder ao questionamento dos estudantes, a professora desenvolveu um borboletário dentro da sala de aula, onde os alunos puderam observar de perto o ciclo de vida das borboletas, desde o ovo até a metamorfose completa. Além disso, organizou atividades práticas, como visitas a exposições científicas e estudos sobre taxidermia.
Para ela, o projeto representa não apenas uma forma de ensinar a língua alemã, mas também uma oportunidade de promover a educação científica de forma lúdica e significativa. Lisboa acredita que iniciativas como essa têm o poder de transformar não apenas a sala de aula, mas também a comunidade e o mundo em geral.
Após a finalização, o projeto foi inscrito no prêmio Educador Transformador, uma parceria entre o Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, que visa valorizar e divulgar projetos e educadores que fazem a diferença na educação. O que a professora não esperava, é que o borboletário ficasse em primeiro lugar. Quando soube da classificação, ela expressou sua gratidão aos alunos, famílias, escola e autoridades locais pelo apoio recebido.
“É uma honra representar a região sul na fase nacional, pois sei da qualidade dos projetos inscritos. Uma responsabilidade que espero desempenhar dando o meu melhor’’, finaliza.
Devido à classificação, Lisboa ganhou um pacote completo para participar do Congresso Bett Brasil 2024 e, segue para a próxima etapa de seleção (etapa nacional), tendo a oportunidade de ficar em primeiro ligar no Brasil.
O trabalho já é um acumulador de prêmios, ainda no ano passado, foi o primeiro colocado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), também na categoria Educação Infantil, realizada em Pomerode/SC.
Siga a UNDIME-SC