Política Nacional de Educação Ambiental é atualizada
Projeto de Lei nº 6.230/2023, sancionado nesta quarta (17), busca informar estudantes e professores sobre mudanças do clima, proteção da biodiversidade e desastres socioambientais
Com o objetivo de atualizar e de inserir cada vez mais a educação ambiental nos currículos escolares, o Ministério da Educação (MEC) promoverá alterações na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). O Projeto de Lei (PL) nº 6.230/2023, sancionado nesta quarta-feira, 17 de julho, pelo presidente da República, modifica a Lei Nº 9.795/1999, e vai assegurar a inserção de temas relacionados às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade e aos riscos e emergências socioambientais no contexto atual do Brasil.
Clique aqui e acesse a Lei Nº 14.926/2024.
Caberá às instituições de ensino desenvolver ações de estudos, pesquisas e experimentações voltadas ao desenvolvimento de instrumentos e metodologias com vistas a assegurar a efetividade das ações educadoras de prevenção, mitigação e adaptação relacionadas ao tema.
As alterações propostas são, fundamentalmente, acréscimos à norma de 1999, para atualizar os currículos em face às recentes mudanças do clima, e têm como objetivo contribuir para a formação dos docentes e alunos da educação básica e superior. É objetivo da educação ambiental, por meio da prática educativa integrada, contínua e permanente, estimular a ação individual e coletiva para sustentabilidade, em todas as etapas e modalidades de ensino.
Ações – O MEC entende que o atual contexto ambiental requer um processo educativo que permita aos estudantes compreender e saber agir frente à complexidade de fatores que geram as emergências climáticas.
Para isso, tem desenvolvido diversas ações de educação ambiental. Dentre elas estão: a produção de conteúdos referentes às mudanças climáticas; a realização da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente; a assinatura de acordos internacionais, como o material pedagógico sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas; entre outras.
Ao mesmo tempo, com a PNEA, a Pasta busca auxiliar no alcance dos objetivos de outras ações governamentais, como a Política Nacional do Meio Ambiente, a Política Nacional sobre Mudança do Clima, o Programa Nacional de Educação Ambiental e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
Sanção – A cerimônia de sanção do PL nº 6.230/2023 aconteceu, nesta quarta-feira, 17 de julho, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e contou com a presença de vários ministros de Estado, parlamentares e autoridades do governo. O MEC foi representado pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
Fonte: MEC
Siga a UNDIME-SC