Leis e Justiça no ambiente escolar é tema de palestra de volta às aulas em Balneário Camboriú

Evento reúne cerca de 2500 profissionais da educação na véspera de iniciar o semestre letivo. Nesta terça, 31, […]

Publicado em Notícias - 31/07/2018.

Foto: Ivan Rupp/ Divulgação

Evento reúne cerca de 2500 profissionais da educação na véspera de iniciar o semestre letivo.

Nesta terça, 31, iniciaram as aulas do segundo semestre da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, mas para os profissionais da educação o retorno aconteceu no dia anterior com uma palestra do Procurador Regional da República, Guilherme Zanina Schelb, que trata “O que precisamos saber sobre leis e justiça no ambiente escolar?”. Cerca de 2500 profissionais, entre professores, especialistas, agentes de alimentação e de limpeza participaram do encontro, que faz parte do cronograma escolar.

Referência no combate e prevenção à violência e criminalidade infantojuvenil, Guilherme Zanina Schelb, apresentou conhecimentos fundamentais sobre as leis, a constituição e as decisões da justiça sobre a escola, a infância e a família. “Quando o professor conhece seus direitos e respeita as prerrogativas da família e dos alunos, a escola se torna um lugar verdadeiramente da cidadania. Não a cidadania que é dita, mas é praticada. Então a gente quer que a justiça seja o nome da cidadania dentro das escolas. Cuidar dos alunos, mas também exigir o respeito às normas”, disse Schelb.

Durante a palestra também foi lançado o projeto “Ética e Cidadania”, uma parceria entre o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é trabalhar em sala de aula o conceito de ética atrelado a valores relacionados ao respeito, solidariedade e justiça, para que crianças e adolescentes os apliquem na vida cotidiana. Os professores multiplicadores serão capacitados sobre mediação de conflitos, juízo moral, direitos e deveres, bem como cidadania e civismo, para aplicar tais conhecimentos em sala de aula.

“E quando a gente pensa em ética e cidadania é bastante importante pensarmos que a gente pode fazer a transformação por meio da educação. Então esse projeto traz muito isso: ações pequenas, do cotidiano, mas que as crianças levem para suas casas, reflitam, tragam para a escola, pra gente ter alunos melhor e, consequentemente, uma escola melhor”, disse a secretária de educação, Rosangela Percegona Borba.

Durante o lançamento do projeto foram apresentados os nomes dos mascotes: Estrela, Vó Benta e Gentilzinho. A sugestão e escolha dos nomes foi feita pelos alunos.

 

Undime-SC com colaboração da SME
de Balneário Camboriú

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann