Professor, uma inspiração para a vida

O educador e escritor norte-americano, William Arthur Ward, em suas citações: “O professor medíocre conta. O […]

Publicado em Notícias - 11/10/2018.

O educador e escritor norte-americano, William Arthur Ward, em suas citações: “O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira”, representa muito bem a importância e a responsabilidade dos professores, que precisam, cada vez mais, inspirar nos educandos a confiança, o desejo de aprender e, fundamentalmente, a cidadania e valores humanos.

Gabriel Perissé, pós-doutor em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas – SP, lembra que o professor inspira as mais belas ideias, os mais sinceros e comoventes elogios ao papel do ensino no desenvolvimento de um país e os sonhos mais generosos, em que a escola aparece como espaço de verdadeiro aprendizado e crescimento humano.

É verdade… Um professor, para o estudante é mais do que apenas um meio para atingir sapiência em alguma área. Ele é formador de opiniões e um indivíduo capaz de construir bases sólidas para os pilares da vida. Quantas crianças, jovens e adultos já presentearam seus professores, em uma demonstração de carinho e agradecimento? Quantas maçãs já foram distribuídas? Quantas notas reclamadas? Quantas provas e trabalhos realizados?

O professor é um passaporte para o saber. Augusto Cury diz que “professores fascinantes ensinam para a vida”, da mesma maneira, Juliano Kimura ressalta que “transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes”. Não se pode esquecer a fala de Aucimara Souza do Nascimento, na qual deixa escapar que “ser professor é, antes de tudo, gostar de gente”. Já Cora Coralina não escondeu seu pensamento e falou por todos os cantos “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Professores, parabéns todos os dias. Vocês são essenciais!

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de São José

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann