Segurança pública e educação caminhando juntas no ambiente escolar

Relatos da investigadora que atua na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Criciúma/PR ampliou repertório sobre o enfrentamento da violência

Publicado em Notícias - 31/10/2024.

Em reta final de discussões no Seminário da Undime-SC, o tema “Segurança e paz nas escolas”, permitiu, aos gestores de educação, conhecer mais do trabalho executado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Criciúma/PR, por meio da policial civil do Estado de Santa Catarina, Isabel Cristina Feijó, para saber lidar com situações de violência na escola.

A palestrante apresentou as responsabilidades das redes municipais, com base em legislações, e como as unidades de ensino podem atuar no combate a violência. “Hoje, segurança pública e educação estão conversando muito próximos em função dessa série de ataques que a gente vê nas unidades então, precisamos falar mais sobre o assunto para prepará-los para essas situações”.

Dialogando com os participantes, trouxe dados da segurança pública e alguns relatos que ocorrem, geralmente, com crianças e adolescentes. “É preciso ter um olhar atento. Na primeira infância, casos que acontecem fora da escola, acabam refletindo dentro, como por exemplo, negligência, maus tratos, crianças que sofrem de abuso sexual, e que, muitas vezes, a porta de entrada para essa descoberta se dá na escola. Enquanto, com os jovens, a gente vê uma ocorrência muito forte entre estudantes, por questões do bullying e cyberbullying”, afirma a policial.

Feijó finalizou manifestando apoio aos gestores e educadores, reforçando que não estão sozinhos nessa caminhada, pois a escola é uma dos órgãos de proteção, que integra a rede de apoio, composta por outros atores sociais.

A programação do Seminário da Undime-SC, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, foi encerrada com a participação do pesquisador associado do CAED/UFJF, Joaquim José Soares Neto, que tratou da “Avaliação em larga escala como instrumento da gestão educacional”.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais