Comitê Estratégico do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada se reúne em Brasília

A pauta da reunião, que contou com a participação de representantes do MEC, Consed e Undime, contemplou um panorama das ações realizadas em 2024, relatos de experiências e a divulgação do cronograma de atividades previsto para 2025

Publicado em Notícias - 13/11/2024.

A Undime participou, nesta terça-feira (12), da Reunião Ordinária do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no Ministério da Educação (MEC), representada pela professora Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Cascavel/PR e presidente da Undime Paraná, representando a Região Sul; Leonardo Santa Cecília, DME de Catalão/GO, e presidente da Região Centro-Oeste; Luiz Miguel Martins Garcia, DME de Sud Mennucci/SP, presidente da Região Sudeste e Undime São Paulo; e Luslarlene Fiamett, DME de Santa Luzia do Oeste/RO, presidente da Undime Região Norte e Undime Rondônia.

Representando a Undime na mesa diretora do evento, Marcia Baldini reforçou que devem ser cumpridos os direitos de aprendizagem previstos no Plano Nacional de Educação. “É necessário o fortalecimento das políticas nos dois últimos anos da educação infantil e nos dois primeiros anos do ensino fundamental se nós quisermos realmente perceber, a longo prazo, uma mudança de qualidade da educação básica. O Compromisso representa uma importante ação no contexto da educação brasileira e percebo que essa política veio realmente trazer aquilo que nós, enquanto dirigentes municipais de educação, que temos a maioria das matrículas do processo de alfabetização, precisávamos. E é fundamental que se torne uma política de Estado e não uma política de governo. Que tenhamos a garantia que ela terá continuidade nos anos seguintes. Porque, de forma nenhuma, a gente quer ver uma política tão importante que vem dando certo, que vem gerando impacto, ser prejudicada por ações de governo”, afirmou.

Também compuseram a mesa de abertura, a Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt; Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica; Julia Tami Ishikawa, diretora de Programa da Secretaria Executiva do MEC; Alan Resende Porto, secretário de Estado da Educação de Mato Grosso e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e Frederico Amancio, Dirigente Municipal de Educação de Recife/PE.

A pauta da reunião apresentou um panorama das ações do Compromisso em 2024, relatos de experiências da Undime e Consed e a divulgação do cronograma de atividades previsto para 2025.

A presidente da Undime Paraná, Marcia Baldini, apresentou boas práticas de alfabetização desenvolvidas no município de Cascavel/PR, em que é Dirigente Municipal de Educação. O secretário Alan Porto, falou sobre a implementação e os resultados da política de alfabetização no estado de Mato Grosso.

O Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Criança Alfabetizada (CENAC) foi instituído pelo Decreto Nº 11.556, de 12 de junho de 2023, com a finalidade de realizar a governança sistêmica do Compromisso e colaborar com a formulação e a pactuação de esforços de implementação de políticas, programas e ações em defesa da garantia do direito à alfabetização.

É composto por membros do Ministério da Educação (MEC); do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Fonte e fotos: Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais