Alunos de Joinville apresentam trabalhos inspirados em artistas da cidade

Escolas municipais e Centros de Educação Infantil de Joinville/SC apresentaram à comunidade os trabalhos realizados pelo […]

Publicado em Notícias - 14/11/2017.

Mostras-cultura-escolasEscolas municipais e Centros de Educação Infantil de Joinville/SC apresentaram à comunidade os trabalhos realizados pelo projeto “Um Olhar para Joinville”. O objetivo da proposta era conhecer e revelar aspectos da cidade a partir de um olhar atento, investigativo, sensível numa abordagem interdisciplinar para o bairro em que a escola está inserida.

Os professores receberam capacitação de docentes e acadêmicos da Univille para sensibilizar e instigar os estudantes da rede municipal de ensino. Desde o mês de maio os alunos e educadores estão envolvidos em atividades para homenagear quatro nomes da cultura da cidade.

A referência das produções vieram de artistas como Hamilton Machado, Mário Avancini, Luís Henrique Schwanke e a historiadora Silvia Heinzelmann, que completam 25 anos de ausência este ano. Uma oportunidade de reavaliar o legado de produções estéticas que deixaram para a cidade.

As crianças e adolescentes recriaram e desenvolveram diferentes materiais com inspiração nos quatro artistas, como a pintura, cerâmica e até video-arte. A professora Simoni Oliveira, do CEI Espaço da Criança, incentivou os pequenos do maternal a criar objetos de argila. A atividade envolveu visitar uma olaria do bairro Adhemar Garcia. O resultado ficou exposto no CRAS do bairro.

A equipe organizadora do projeto selecionou alguns dos trabalhos que irão participar de uma exposição no Centro de Convenções Alfredo Salfer, nos dias 22 e 23 de novembro, sendo que no dia 22 haverá a cerimônia de abertura, às 9h, no mesmo local.

O projeto “Um Olhar para Joinville” é uma sequência de dois outros de anos anteriores, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Univille. Em 2015, “Um olhar sobre meu lugar”, e em 2016, “Um olhar para Avancini”.

O resultado de todo esse trabalho a comunidade já pode ser conferido nas escolas e CEIs e em locais de fácil acesso, como unidade de saúde, Cras, igrejas, praças e comércio.

Clique aqui e veja os lugares das amostras.

 

Undime-SC – Com contribuição da SME de Joinville

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann