UNDIME-SC participa de visita técnica em Curitiba

Com objetivo de conhecer o sistema informatizado de gerenciamento do transporte escolar  de Curitiba/PR, para construir em Santa Catarina um sistema que capaz de atender municípios e estado de forma econômica e justa quanto ao transporte de estudantes da educação básica catarinense, representante da UNDIME/SC, Mário Fernandes (Dirigente Municipal de Educação de Águas Mornas), representantes da FECAM e da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, estiveram realizando uma visita técnica, no último dia 10 de abril, no Instituto Fundepar – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, Órgão responsável por executar políticas de obras, alimentação, repasse para escolas e o transporte escolar.

O Instituto em uma apresentação colocou a disposição legislação, forma de mensurar os custos envolvendo variáveis como relevo, condições das vias, área do município, tipo de veículo utilizado, distribuição da população, consumo de combustível, manutenção, enfim tudo o que envolve o custo para transportar os estudantes.

Da análise destes dados saí um custo aluno para que cada rede assuma a despesa do seu aluno. A legislação Paranaense prevê o pagamento de alunos que residam a mais de 2 km de distância da escola mais próxima.

Em breve acontecerá uma reunião entre Estado e Municípios para traçar os próximos passos a seguir na regulamentação do Sistema de Transporte Escolar Catarinense.

 

Fonte: UndimeSC