6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições até 30 de abril

Professores e alunos das redes públicas estaduais e municipais podem se inscrever, até 30 de abril, na […]

Publicado em Notícias - 28/02/2019.

Professores e alunos das redes públicas estaduais e municipais podem se inscrever, até 30 de abril, na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Para isso, é necessário que a secretaria de educação (municipal ou estadual) a qual a escola é vinculada faça a inscrição por meio do Escrevendo o Futuro, portal oficial da Olimpíada.

Fruto de parceria entre o Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o objetivo da Olimpíada é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, um estímulo para os estudantes aprofundarem o conhecimento sobre a realidade local, estreitar os vínculos com a comunidade e contribuir para o desenvolvimento de sua cidadania. Em 2019, a escritora mineira Conceição Evaristo também será homenageada na Olimpíada. Confira aqui o regulamento completo do concurso.

Categorias

A novidade desta edição é a estreia do gênero textual documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. As categorias são distribuídas da seguinte forma:

Poema – 5º ano EF
Memórias Literárias – 6º e 7º anos EF
Crônica – 8º e 9º anos EF
Documentário – 1º e 2º anos EM
Artigo de Opinião – 3º ano EM

Os professores também participam do concurso por meio do Relato de Prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.

Seleção e premiação

O calendário da Olimpíada se estende por todo o ano de 2019. Após o envio dos textos, a avaliação começa pela comissão escolar, entre 12 e 19 de agosto. Nas etapas municipal e estadual, serão selecionados os 569 estudantes e 443 professores semifinalistas.

Em seguida, ocorre a etapa regional, com cinco encontros, um para cada categoria, a fim de selecionar os 173 alunos e 135 professores finalistas. Ainda nessa fase, serão conhecidos os 20 professores-autores dos melhores Relatos de Prática. Em dezembro, serão anunciados os 32 estudantes vencedores nacionais.

Também há novidades entre as premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão acervo para fortalecimento da biblioteca.

As comissões julgadoras são compostas por pais, membros da comunidade, especialistas de universidades e representantes das instituições parceiras, do MEC e do Itaú Social.

O concurso é uma das ações do programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que visa contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país. A Olimpíada de Língua Portuguesa conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

 

Fonte: Fundação Itaú Social
https://goo.gl/PwZ86X

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann