Aberta adesão de estados e municípios à Prova Nacional Docente

Exame será aplicado pelo Inep e pode ser usado como etapa única ou complementar em concursos ou seleções das redes de ensino para admissão de docentes. Entes interessados devem fazer adesão junto ao MEC

Publicado em Notícias - 13/02/2025.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 96. Ela dispõe sobre a Prova Nacional Docente (PND), criada para estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores nas redes públicas de ensino. O período de adesão ao exame, por parte dos estados e municípios interessados, vai de 12 de fevereiro a 17 de abril. 

A abertura do prazo para adesão das redes foi anunciada pelo MEC durante o Encontro de Novos Prefeitos e Novas Prefeitas, realizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Na ocasião, a Pasta apresentou a PND, explicou os objetivos, detalhou as fases e a adesão dos entes, além de esclarecer dúvidas dos gestores municipais. 

A PND poderá ser utilizada pelos entes federados como etapa única ou complementar de seleção em seus editais para admissão de docentes. A rede interessada deve formalizar adesão junto ao MEC por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). O Edital nº 1, com informações detalhadas sobre a pactuação dos entes, também foi publicado nesta quarta-feira (12).  

Estruturada como um “Enem dos Professores”, a iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. Os objetivos do exame são: subsidiar a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal nos processos de seleção e de ingresso no magistério da educação básica pública; conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes, com vistas à continuidade da formação e inserção no trabalho docente; e fornecer subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores. 

O exame será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com aplicação descentralizada. A PND vai utilizar a matriz de referência e os instrumentos de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas). Além disso, será realizada conforme calendário e locais de aplicação previstos para o Enade das Licenciaturas. No caso de estudantes concluintes de cursos de licenciatura e participantes do Enade, a PND será a avaliação teórica do exame. 

Confira o cronograma completo da PND: 

Publicação do Edital de Adesão pelo MEC 

12 de fevereiro de 2025 

Período de Adesão no Simec 

12 de fevereiro a 17 de abril de 2025 

Cadastro do Edital de Seleção pelos Entes Federativos 

1º de março a 25 de junho de 2025 

Inscrições para a PND 

30 de junho a 11 de julho de 2025 

Realização da PND 

Novembro de 2025 


Mais Professores
 –
 Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.   

O programa prevê, além da Prova Nacional Docente, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas,Bolsa Mais Professores,Portal de Formação e ações de valorizaçãoem parceria com bancos públicos e outros ministérios. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país. 

 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/aberta-adesao-de-estados-e-municipios-a-prova-nacional-docente

Compartilhe:

Parceiros Institucionais