Aberto edital para secretarias municipais de educação participarem de programa de formação gratuita sobre educação inclusiva

Iniciativa é do Instituto Rodrigo Mendes com o apoio do BNDES e Movimento Bem Maior; inscrições […]

Publicado em Notícias - 18/10/2022.

Iniciativa é do Instituto Rodrigo Mendes com o apoio do BNDES e Movimento Bem Maior; inscrições para o Projeto Alavancas podem ser realizadas de 17/10/2022 a 11/11/2022

Já está disponível para redes municipais de ensino de todo o Brasil o edital para a participação no projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) com o apoio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Movimento Bem Maior.

A iniciativa tem como foco influenciar as políticas públicas de formação em educação inclusiva, visando a melhoria da qualidade. Dez secretarias municipais de educação serão contempladas, sendo duas de cada macrorregião do Brasil.

Realizada pelo IRM, a formação tem como público-alvo educadores, gestores escolares e técnicos de secretarias municipais de educação de todo o país. O programa está dividido em etapas, com encontros online e presenciais entre 2023 e 2025.

Para se inscrever, cada secretaria deve selecionar dez escolas que atendam estudantes público-alvo da educação especial – pessoas com deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo aqui Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas habilidades e/ou superdotação. Por sua vez, cada unidade escolar deve participar do projeto com ao menos três profissionais: um professor da sala de aula comum, um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um gestor escolar (coordenador pedagógico ou diretor).

Ainda serão disponibilizadas dez vagas para técnicos de cada secretaria municipal de educação. Caso elas não sejam preenchidas, as escolas participantes podem incluir outros profissionais da área que atuam na unidade de ensino.

As inscrições devem ser realizadas por representantes das secretarias municipais de educação, de 17/10/2022 a 11/11/2022, até 23h59 (horário de Brasília). Para que a inscrição seja considerada, é necessário preencher o formulário on-line e enviar um vídeo de até três minutos para o e-mail formacao@rm.org.br. No campo de assunto da mensagem deve constar: Alavancas _ nome do município.

Para saber mais detalhes sobre como participar do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, acesse o documento completo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Rodrigo Mendes com adaptações

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann