Ação em Escola de Blumenau celebra o Dia Nacional da Matemática

Alunos responderam a problema matemático lançado na rádio interna da unidade Nesta segunda-feira, dia 6, comemora-se […]

Publicado em Notícias - 06/05/2019.

Alunos responderam a problema matemático lançado na rádio interna da unidade

Foto: SME de Blumenau/SC.

Nesta segunda-feira, dia 6, comemora-se o Dia Nacional da Matemática. Para referenciar a data, a Escola Básica Municipal (EBM) Felipe Schmidt realizou uma ação envolvendo toda a unidade. A rádio escolar lançou um enigma matemático para todas as turmas tentarem responder.

O problema das 90 maçãs, abordado na rádio da escola, era uma das histórias presentes nos livros de Malba Tahan, pseudônimo utilizado pelo professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, que escreveu uma coletânea de narrativas para despertar entre os jovens o interesse pelo mundo dos números. Enquanto os estudantes tentavam resolver o problema, alguns alunos visitaram as turmas, trajados como os personagens da história.

Outra escola que fará ação voltada para esta data é a EBM Annemarie Techentin. A unidade realizará uma gincana de matemática na quinta-feira, dia 9.

Para incentivar o estudo da disciplina e valorizar as iniciativas dos professores da rede, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará em junho a VI edição da Feira Municipal de Matemática, que contará com a exposição de mais de 40 trabalhos das redes municipal, estadual e privada de Blumenau. Neste evento, em torno de 25 projetos serão selecionados para a Feira Regional, agendada para o final de agosto. De lá, os projetos mais bem avaliados poderão representar a cidade na Feira Catarinense, prevista para o mês de outubro. Blumenau já teve unidades da rede municipal que chegaram a ser destaque nacional em Feiras de Matemática, como o CEI Paulo Tallmann, em 2016, com o projeto “Matemática na Sustentabilidade”.

Outro estímulo à rede promovido pela Semed é a participação de alunos nas Olimpíadas de Matemática, que neste ano ocorrerão no dia 21 de maio. Mais de sete mil estudantes das escolas municipais participarão das provas. Em 2018, os estudantes de Blumenau conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata, três de bronze e 46 menções honrosas.

Dia Nacional

O Dia Nacional da Matemática foi instituído em 2004 pelo Congresso Nacional e instituído por lei em 2013. A data foi escolhida em homenagem ao professor Júlio César, por ser o dia de seu nascimento. Sob o pseudônimo árabe, ele escreveu mais de cem livros e ganhou reconhecimento internacional por tratar a matemática de maneira recreativa e didática.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Blumenau

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann