Ainda dá tempo de se inscrever para os Programas Virtuais de Formação, do IIPE Unesco

São três programas totalmente adaptados ao idioma e ao contexto dos educadores do Brasil; o início das aulas é dia 20 de maio

O Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Escritório para a América Latina tem vagas para uma das ofertas regulares de formação, os Programas Virtuais de Formação. Este ano serão três programas totalmente adaptados ao idioma e ao contexto dos educadores do Brasil: Políticas Digitais em Educação, Políticas Docentes e Políticas de Avaliação em Educação.

Quem tiver interesse em fazer um dos cursos, deve enviar uma mensagem solicitado informações diretamente pelo email formacion@iiep.unesco.org. Para tanto, devem ser respeitados três requisitos de participação: acesso de qualidade à internet, motivação pessoal e disponibilidade de tempo. Também é possível conseguir prazos e condições de pagamentos, negociadas caso a caso. Servidores públicos têm até 25% de desconto no valor total do curso.

Os Programas Virtuais de Formação são uma das linhas de formação oferecidas pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE) Unesc, Escritório para a América Latina. Seu propósito é fornecer informações atualizadas sobre os processos de elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais na América Latina.

Os três Programas de Formação Virtual serão oferecidos em língua portuguesa e com conteúdo adaptado às necessidades. Cada proposta de formação tem duração total de 20 semanas, totalizando 215h, com início em 20 de maio e final em outubro de 2020.

Para mais informações, acesse o site do IIPE Unesco, Escritório para a América Latina, em português:  https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/pt. No site, o público brasileiro poderá encontrar informações sobre as quatro linhas de ação do IIPE (Formação, Pesquisa, Cooperação Técnica e Difusão) e conhecer tudo o que ele oferece aos 19 Estados-membros da América Latina desde 1997.

Início das aulas: 20 de maio de 2020
Duração: 5 meses

Programa Virtual de Formação em Políticas Digitais em Educação

O objetivo é fortalecer os processos de planejamento e gestão de políticas digitais em educação no contexto da América Latina. Durante os últimos anos, os países da região incorporaram diversos programas de imersão tecnológica e distribuição de equipamentos em seus sistemas educacionais. No entanto, seu potencial ainda não se vê refletido nos resultados alcançados. Por isso, é essencial desenvolver estratégias eficazes focadas na incorporação de tecnologias digitais nos sistemas educacionais.

Programa Virtual de Formação em Políticas de Avaliação em Educação

Nas últimas décadas, ocorreram importantes avanços em modelos e estratégias de avaliação educacional, que se refletem na criação de agências nacionais responsáveis pela aplicação de operações, no desenvolvimento de diversos sistemas de indicadores e na crescente participação dos países em estudos comparativos internacionais. O objetivo do programa é reconhecer a avaliação como parte indissociável da gestão e um instrumento fundamental para refletir e aprender sobre o trabalho realizado e para introduzir ajustes que aprimorem os processos e resultados das ações.

Programa Virtual de Formação em Políticas Docentes

As políticas docentes são uma área fundamental dos ministérios da educação. Embora possam haver mudanças na estratégia organizacional da educação escolar, será sempre necessário elaborar e garantir os processos pedagógicos. Para isso é imprescindível contar com docentes profissionalmente qualificados, capazes de assumir a tarefa de transmissão cultural que o sistema educacional requer. O objetivo deste programa é oferecer informações sobre tendências em políticas docentes, analisar os fundamentos que as sustentam e identificar questões controversas envolvidas em sua formulação, gestão e avaliação.

Clique nos links (https://undime.org.br/uploads/documentos/phpsT9H8m_5e6b9decc2aff.pdf);  (https://undime.org.br/uploads/documentos/phpbpPCXS_5e6b9e3477e8e.pdf) e confira mais informações sobre os Programas Virtuais de Formação.

Fonte: Undime com informações do IIPE Unesco, Escritório para a América Latina