Alex Tardetti assume vice-presidência da Undime Região Sul

Cerimônia de posse aconteceu dentro da programação do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação […]

Publicado em Notícias - 09/08/2023.

Cerimônia de posse aconteceu dentro da programação do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

A nova composição da Diretoria Executiva da Undime Nacional, que irá atuar frente às ações educacionais no biênio 2023-2025 tomou posse na tarde desta quarta-feira,9, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá/MT onde aconteceu o 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Alex Tardetti, presidente da Undime SC e DME de São Lourenço do Oeste, foi empossado como vice-presidente da região Sul e diplomado, 

A chapa foi construída de forma única e democrática, com base no consenso, para que a maioria dos estados tivessem representação e voz ativa junto às entidades governamentais que atuam pela Educação a nível nacional. Intitulada “Por uma educação acessível, inclusiva e transformadora” foi eleita e apresentada no processo eleitoral da Undime no terceiro dia do evento, 8 de agosto.

Para Tardetti, sua presença ocupando, também, a presidência da Região Sul – representando os estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – é vista como um momento para mostrar o melhor que Santa Catarian está fazendo na educação e que servirá como modelo para aplicar nos estados do sul do Brasil. “Ser diplomado como presidente dda Undime-SC e logo na sequência estar vice-presidente da região sul só nos dá mais responsabilidade e a certeza de fazer o que estamos fazendo em Santa Catarina como modelo nos três estados do sul do Brasil.” Além disso, Tardetti reforçou que o regime colaborativo entre os estados é um ganho para toda a rede de educação. 

Tardetti foi apresentado para ocupar o cargo na manhã de 8 de agosto durante reunião do colégio eleitoral Sul. 

Processo eleitoral 

O pleito eleitoral ocorreu em caráter ordinário durante a programação do 19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação. O prof. Eduardo Ferreira, vice-presidente da Undime/MT e Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT foi declarado presidente da comissão eleitoral. Empossado, ele abriu o processo eleitoral e convocou a realização das reuniões regionais. O DME de Pomerode e vice-presidente da Undime SC, Jorge Buerguer também fez parte da comissão eleitoral.

Para Buerger, representar os três estados do Sul na comissão eleitoral é um motivo de orgulho, visto que “a eleição da diretoria é um processo extremamente democrático, e então ter essa representatividade também na comissão eleitoral a fim de garantir a lesura necesserária para uma eleição conforme previsto o estatuto da Undime. 

A partir das reuniões, as 26 seccionais colheram as assinaturas dos delegados e conselheiros para que, na sequência, pudessem apresentar uma chapa para homologação. Após passar pela análise da comissão eleitoral, foi declarada aberta a votação.

O prof. Aléssio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação Ibaretama/CE, foi eleito presidente. Compõe as presidências regionais: a presidente da Undime/SE e Dirigente Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco (Nordeste); a presidente da Undime/ RO e Dirigente Municipal de Castanhal/ PA, Claudia Alaine Gomes Seabra,  (Norte); o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennuci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia (Sudeste);  o Dirigente Municipal de Catalão/GO, Leonardo Pereira Santa Cecília (Centro-Oeste); e a presidente da Undime/RS e Dirigente Municipal de Novo Hamburgo, Maristela Ferrari Ruy Guasselli (Sul). Como suplentes ficaram Michael Lopes, DME de Esperança/ PB (Nordeste); Luslarlene Fiamett, DME de Novo Horizonte do Oeste/ RO; Osório Figueiredo, DME de Cachoeiras de Macacu/ RJ; Paulo Madson, DME de Santa Rita do Trivelato/ MT (Centro-Oeste).

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann