Alunos da rede municipal são classificados para etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Autora do projeto “Replantando Vida”, a estudante Stela Isoppo Padilha, que cursa o 7º ano na […]

Publicado em Notícias - 03/05/2018.

Autora do projeto “Replantando Vida”, a estudante Stela Isoppo Padilha, que cursa o 7º ano na Escola Reunida Municipal Manoel Antônio de Freitas, em Barra Velha/SC, foi selecionada para etapa estadual, assim como os estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica Pierina Santin Perret e Professora Maria Luiza Barbosa de Caçador, selecionados após apresentarem os trabalhos durante a regional da 5ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Cuidando das Águas, em Joinville/SC.

O projeto “Replantando Vida” foi desenvolvido em parceria com alunos dos anos finais e os professores: Alessandro Konagesk, Ciências, Mirianne Junghans, Matemática, com objetivo de instruir os estudantes para o replantio de mata ciliar, em torno do Rio Itajuba. De acordo com o professor “Dessa forma, será possível evitar o assoreamento, além de preservar a fauna e a flora.”

Já em Caçador,  os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Pierina Santin Perret realizaram, juntamente com a professora de Ciências Evelyn de Almeida Picolotto,  diversas atividades visando despertar a conscientização sobre o desperdício de água. Levou-se em conta a situação das calhas, que em dia de chuva não vencem a quantidade de água ocasionando alagamentos no pátio interno da escola, e do bebedouro.

Foram confeccionadas maquetes da escola para visualizar o problema existente e, a partir do estudo, serão construídas três minicisternas em pontos estratégicos,  para melhor captação e destino das águas (duas no pátio interno da escola para solucionar os alagamentos e a terceira próxima a horta para irrigação da mesma). Além disso, foi elaborada uma horta suspensa ao lado do bebedouro para diminuir o consumo de água. Ao trocar a água da garrafa poderão molhar os vegetais de fácil cultivo, que são utilizados na merenda escolar.

Na Escola Professora Maria Luiza Barbosa, os alunos dos 6ºs anos fizeram, em conjunto com a professora de ciências Jaqueline Zanelatto, pesquisas sobre o tema e paródias, que foram apresentadas na Conferência Escolar. Uma forma encontrada por eles, para alertar a população sobre o desperdício de água a partir de ações simples como: ao lavar o carro, as calçadas, ao escovar os dentes, a demora ao tomar banho, visando à preservação dos recursos hídricos.

A avaliação dos projetos se deu durante a etapa regional, no qual foram escolhidos os que permanecem na competição. Esses são alguns dos trabalhos classificados para a fase estadual, prevista para acontecer nos dias 7, 8, e 9 de maio em Laguna/SC. Os representantes serão: a estudante Stela Isoppo Padilha, com o projeto “Replantando Vida”, da Escola de Barra Velha/SC e, de Caçador/SC, a delegada Kawane Ribeiro França, com o projeto Vamos Cuidar do Brasil, cuidando das águas, e o delegado Elyezer Davi Vieira Ribas, defendendo o projeto Conscientizar para Economizar.
Boa sorte à todos!

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Barra Velha e da SME de Caçador.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann