Anos Iniciais do Ensino Fundamental cumpre a meta do Ideb 2015

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2015 foi cumprida apenas […]

Publicado em Notícias - 08/09/2016.

ideb-banner

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2015 foi cumprida apenas nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental. De acordo com o levantamento, que apresenta os resultados e metas, é possível verificar que desde 2005, quando o índice começou a ser calculado, os anos iniciais vêm numa crescente, superando as metas projetadas.

Em nível Brasil a média ficou em 5.5, batendo a meta de 5.2. Em Santa Catarina não foi diferente, a projeção para a rede pública (federal, estadual e municipal) era de 5.6 para 2015 e chegou a 6.1, comprovando que com planejamento e qualidade no ensino é possível ter bons resultados.

Responsável pelo indicador de qualidade nos ensinos fundamental e médio, o Ideb estabeleceu metas a serem atingidas pelas escolas, prefeituras e governo estadual a cada dois anos. Dessa forma, é possível verificar, por meio do índice que leva em conta as avaliações do Ministério da Educação (MEC), a qualidade do ensino com base no fluxo escolar (Censo Escolar) e média de desempenho nas avaliações (Inep,Saeb e Prova Brasil).

A realidade é outra para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os anos finais, pela segunda vez, não atingiu a meta. Em 2013, teve 4.2, enquanto a meta era de 4.4, já em 2015 subiu para 4.5, mas ainda não foi o suficiente para alcançar a projeção que é de 4.7. No ensino médio a situação é ainda mais delicada, pois o índice está estagnado desde 2011, quando atingiu a meta de 3.7. Se levarmos em conta que para 2015 a meta é de 4.3, dá pra se ter uma noção da realidade atual da educação pública brasileira.

Para o Ministro da Educação, Mendonça Filho, essa etapa é uma das mais críticas da educação básica e requer atenção por parte do governo. A ideia, segundo ele, é aprovar, ainda este ano, o projeto de lei que estabelece novas diretrizes para o currículo do ensino médio. Diante da atual circunstância, o ministro defende, ainda, a necessidade de expandir o tempo integral para todo o ensino médio brasileiro.

 

Veja os dados divulgados nesta quinta-feira (08.09) pelo MEC:

Brasil – Clique aqui

Santa Catarina – Clique aqui

Para dados específicos de municípios e escolas, clique aqui.

 


Bruna Carvalho
UNDIME/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann