Assista na íntegra à videoconferência de apresentação do Novo PAR

Iniciativa da Undime com apoio do MEC destacou a forma como a ferramenta traz uma visão integral, sistêmica e gerencial da situação da rede de ensino

Publicado em Notícias - 21/02/2025.

O Ministério da Educação divulgou o lançamento do novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), que tem início em 2025 e se estende por um período de quatro anos, até 2028. O instrumento apoia a realização de um diagnóstico da oferta de ensino e o planejamento plurianual das redes de educação. Para entender melhor como vai funcionar, apresentar o Novo PAR e esclarecer o que os dirigentes precisam fazer no início desse novo ciclo do plano, a Undime realizou videoconferência, na última quinta-feira, 20 de fevereiro, por meio do Conviva Educação.

A transmissão contou com o apoio do MEC e mostrou o desenho do Novo PAR, destacando as principais mudanças em relação aos ciclos anteriores, esclareceu sobre o cronograma de implementação do ciclo e o que os dirigentes devem fazer neste momento para participar do Novo PAR. Além disso, foi feita uma navegação no novo sistema mostrando as principais funcionalidades e as possibilidades de apoiar a gestão educacional.

O vídeo com a íntegra está disponível no canal do Conviva no YouTube.

A apresentação sobre o Novo Plano de Ações Articuladas, que entra em seu quinto ciclo no quadriênio 2025-2028, era aguardada por secretários e secretárias de educação de diferentes regiões do Brasil. As expectativas para entender as mudanças em relação aos ciclos anteriores do PAR foram atendidas ao longo da videoconferência. A ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão da educação avança ao oferecer um olhar específico para a promoção da equidade e redução das desigualdades educacionais.

Em sua apresentação, o coordenador-geral de Apoio às Redes de Ensino do MEC, João César da Fonseca, falou da importância de construir as soluções em conjunto com representantes municipais e estaduais de educação e agradeceu a todos os dirigentes que participaram de alguma forma das melhorias conquistadas nesta nova ferramenta. “O PAR precisou ser reformulado porque a educação brasileira mudou muito nos últimos anos”, explicou. Para ele, os municípios precisam ter um bom instrumento de diagnóstico para entender o que precisa ser melhorado na rede educacional. “Ouvíamos, com frequência, as frustrações geradas pelo PAR, que era visto como uma lista de desejos. Por isso, houve uma grande reformulação. Entendemos que o Plano precisa ir além da solicitação de coisas”.

Para a vice-presidente da Undime Alagoas, Glauciane Veiga, Dirigente Municipal de Educação de Atalaia/AL, que mediou o evento, as inovações do Plano são aguardadas como instrumento importante para a melhoria da qualidade da educação das redes. Ela, que participou de de oficinas técnicas realizadas na concepção do novo ciclo do PAR, disse que esta será uma ferramenta decisiva para as ações dos dirigentes nas Secretarias. “É um instrumento inovador e democrático. O Novo PAR está realmente novo”, disse.

Na etapa preparatória, que está aberta e pode ser acessada no sistema Novo PAR ou pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec), foram criados perfis dentro das equipes técnicas das secretarias com o objetivo de dar mais autonomia para as pessoas e não centralizar as atividades nos secretários e secretárias. A etapa de diagnóstico traz uma visão integral, sistêmica e gerencial da situação da rede de ensino. A ferramenta também conta com os painéis de contexto, resultados, insumos e de financiamentos, além da aba do questionário.

“Com todos os dados reunidos de forma organizada, será mais fácil para os dirigentes definirem o que deve ser prioridade. É com base no diagnóstico e planejamento das redes de ensino que o MEC vai disponibilizar as ações de assistência técnica e financeira para apoiar o alcance das metas definidas no planejamento do Novo PAR”, detalhou o coordenador do MEC.

Possíveis dúvidas das redes podem ser enviadas para o e-mail novopar@mec.gov.br. Como a Etapa de planejamento está prevista para maio de 2025, as redes de ensino terão tempo hábil para preencher o questionário e navegar em seu diagnóstico no Novo PAR até final do mês de abril.

Para realizar a adesão, os prefeitos e secretários municipais e estaduais de educação precisam estar com seus cadastros atualizados no sistema Habilita do FNDE.

Fonte: Undime com informações do MEC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais