Base Nacional Comum Curricular é tema de palestra no segundo dia do Fórum da Unidime-SC

Ministrada pelas coordenadoras da Base Estadual Sônia Fachini (Undime-SC) e Júlia Rocha (SED-SC), a palestra esclareceu […]

Publicado em Notícias - 24/05/2018.

Foto: Undime-SC

Foto: Undime-SC

Ministrada pelas coordenadoras da Base Estadual Sônia Fachini (Undime-SC) e Júlia Rocha (SED-SC), a palestra esclareceu dúvidas sobre como está o desenvolvimento da proposta estadual

A implementação da Base Nacional Comum Curricular deve começar no início de 2019 e tem um prazo máximo para 2020. Mas como será que Santa Catarina está se preparando para as mudanças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental?
Foi exatamente esse o tema da palestra “A Construção do Currículo de Santa Catarina”, ministrada pelas coordenadoras da Base Estadual, Sônia Fachini (Undime-SC) e Júlia Rocha (SED-SC), no segundo dia do 10º Fórum Extraordinário da Undime-SC, em Florianópolis.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. O documento define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Em Santa Catarina, a Undime-SC está trabalhando junto com a Secretaria de Estado da Educação para definir o currículo que será trabalhado nas unidades de ensino catarinenses. “Nós queremos garantir a todo estudante que ele tenha conhecimentos essenciais durante a formação”, afirma Sônia. Segundo ela é preciso ajustar a proposta estadual com a Base Nacional aprovada. “Para isso, nós precisamos da contribuição de todos os educadores. Queremos que essa proposta tenha a participação, principalmente, que quem está em contato direto com os estudantes”.

De acordo, com as coordenadoras, já foi estruturado um plano de trabalho e formada uma equipe que está desenvolvendo a primeira versão do currículo. “Um grupo de redatores está pesquisando e coletando dados de todos os municípios para que a versão final só seja enviada após a efetiva participação de todo o estado. E nós acreditamos que em novembro a nossa proposta estará concluída”, conclui Sônia.

 

Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann