BNCC na prática: cursos gratuitos ajudam professores a implementarem a Base Nacional Comum Curricular nas aulas


Iniciativa é o do Impulsiona Educação Esportiva

Com o objetivo de contribuir com o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Impulsiona Educação Esportiva lançou os cursos “BNCC na prática”. São dois módulos: do currículo à sala de aula e o como planejar as aulas de educação física. Ambos os cursos são gratuitos e têm duração de 20 horas/aula. Participantes que concluírem os cursos em até 30 dias recebem um certificado do Impulsiona chancelado pelo Ministério da Educação.

O módulo 1 – do currículo à sala de aula – é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e profissionais das Secretarias de Educação responsáveis pelo currículo e formação de professores. Ele é composto por três partes que contemplam a Educação Infantil e os Ensinos Fundamental e Médio, e contam com videoaulas, fóruns de discussão e sugestões de atividades. O conteúdo conta com a colaboração de Isabel Filgueiras, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e consultora de Educação Física na elaboração da BNCC.

O módulo 2 – como planejar as aulas de Educação Física – oferece dicas de planejamento para o professor de Educação Física de todos os segmentos. Voltado aos professores de Educação Física, professores regentes, coordenadores pedagógicos e profissionais das Secretarias de Educação responsáveis pelo currículo e pela formação de professores, o curso se propõe a discutir a relação da Educação Física com outras disciplinas escolares. Além disso, ajuda os professores a trabalharem as habilidades da BNCC nas aulas de acordo com a progressão de conteúdos sugerida na base.

Nesse segundo módulo, o curso está dividido em quatro partes com videoaulas, fóruns de discussão e sugestões de atividades. “BNCC na Prática: como planejar as aulas de Educação Física” contou com a colaboração de Luís Vasquinho, mestre em Ciências da Saúde e consultor do ProBNCC (Programa de Implementação da Base do Ministério da Educação) na elaboração de currículos estaduais e percursos formativos.

Para realizar a inscrição é só acessar os link:

Módulo 1: do currículo à sala de aula (clique aqui)

Módulo 2: como planejar as aulas de Educação Física (clique aqui)

O Impulsiona Educação Esportiva é uma iniciativa do Instituto Península. O programa tem como objetivo estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos alunos nas escolas do Brasil. A proposta é incentivar a prática de novas modalidades, trabalhar as competências socioemocionais, estimular a inclusão e fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar por meio de cursos e conteúdos gratuitos.

Fonte: Undime com informações do Impulsiona