Campanha convida docentes para responder: “Pra você, o que é valorizar o professor?”

Grave um depoimento respondendo à pergunta acima e contribua para o debate sobre os principais desafios para sealcançar a valorização docente

A Rede Vozes da Educação lançou nesta quinta-feira (8/8) a campanha “Pra você, o que é valorizar o professor?”, para queprofessores possam enviar vídeos que respondam à pergunta. A iniciativa faz parte da 11ª Semana de Ação Mundial (SAM 2013) que tem como tema “Nem heroi, nem culpado. Professor tem que ser valorizado!”.

O principal objetivo da campanha é estimular que diferentes atores presentes no cotidiano escolar se manifestem para que,desta forma, se ampliem as vozes no debate educacional. Para isso, a Rede divulgou vídeo com depoimento de dezprofessores respondendo à pergunta tema da campanha.

Além do vídeo, foi lançada também uma série de sete imagens que ressaltam questões importantes a serem alcançadaspara a garantia da valorização de professores e professoras. Entre os temas abordados estão o financiamento daeducação, a gestão democrática do ensino, a remuneração, a formação de professores e a necessidade de ser dar voz aprofissionais na mídia.

Veja o vídeo de lançamento da campanha: Clique Aqui.

Para auxiliar os interessados em enviar suas gravações, o Observatório da Educação e a Rede Vozes da Educaçãoelaboraram um tutorial que dá orientações sobre como registrar o depoimento – por meio de uma câmera fotográfica ou umacâmera de computador (webcam) -, além de instruções para o enviar o depoimento ao e-mail observatorio@acaoeducativa.org.

No tutorial, por exemplo, foi sugerido que os interessados gravassem vídeos de até cinco minutos e com tamanho de até100MB respondendo a pergunta: “Como é ser professor(a) em seu bairro, sua cidade ou seu estado?”. Para maisinformações ou caso tenham dúvidas, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (11) 3151-2333 ramais170, 175 ou 185.

A SAM 2013 foi realizada oficialmente entre os dias 21 e 28 de abril, mas possui programação durante todo o ano. Entre asatividades da semana, a Rede Vozes da Educação também elaborou uma Consulta Participativa e realizará um debatesobre a relação entre a classe docente e a mídia e a forma como esses profissionais são representados na imprensa.

Saiba mais sobre a Semana de Ação Mundial no Blog da SAM 2013.

Fonte: Vozes da Educação