CEI de Blumenau é referência nacional em Educação Infantil

Através de um projeto pedagógico de interação com a natureza, o Centro de Educação Infantil Irmã […]

Publicado em Notícias - 12/08/2019.

Floresta onde os alunos realizam atividades do projeto. / Foto: divulgação.

Através de um projeto pedagógico de interação com a natureza, o Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prullage de Blumenau se tornou referência no Mapa de Práticas Pedagógicas, elaborado pelo Centro de Referências em Educação Integral.

A iniciativa é da unidade escolar e tem por objetivo a ecoformação das crianças, propondo atividades que desenvolvam a consciência sobre o meio ambiente e o senso explorador dos alunos. A ação é realizada em florestas da região.

“Inscrevemos nossa unidade contando sobre a proposta voltada à criança e à natureza, envolvendo a ecoformação com as atividades realizadas em nossa floresta. Fomos contemplados para sermos um exemplo de como se pode transformar a educação brasileira”, conta a diretora do CEI, Simone de Souza Santos.

O Mapa foi resultado de uma plataforma especial sobre Educação Integral nas Infâncias na Prática, elaborado com objetivo de promover uma educação que valorize a diversidade territorial e cultural das crianças de 0 a 12 anos. A escolha dos projetos ocorreu por meio de edital público realizado no ano passado.

Além da unidade de Blumenau, outros 49 projetos em todo o Brasil constam nessa seleção, sendo 18 da região sul. De Santa Catarina, outras três escolas foram selecionadas junto com Blumenau, o Centro Educacional Marista Lucia Mayrvone e a Escola dos Sonhos, de Florianópolis e o Centro Educacional Marista Irmão Walmir Orsi, de Criciúma.

A dirigente Municipal de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, comemorou o resultado. “Este é o reconhecimento de um trabalho que iniciamos há alguns anos, de mudança de cultura da Educação Infantil. Reconhecendo as unidades não mais como espaço apenas para o cuidado das crianças, mas sim para o início de uma trajetória de aprendizados e enfatizando sempre uma proposta pedagógica de qualidade”.

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Blumenau. 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann