Chapecó sedia Encontro da Rede de Assistência Técnica dos PME com as Equipes Técnicas e Comissões Coordenadoras

Os municípios da região da AMOSC receberam, em 12.06, a Rede de Assistência Técnica de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), representada pelas avaliadoras Sueli Suttili e Mareni de Fátima Rosa da Silva, em Chapecó-SC. O objetivo foi reunir as Equipes Técnicas do PME e Comissões Coordenadoras do PME, das Secretarias Municipais de Educação, para uma reunião técnica.

Na ocasião, foram repassadas orientações sobre a instituição dos atos legais da comissão coordenadora e equipe técnica do PME, preenchimento da ficha parte A e passo a passo da agenda de trabalho para monitoramento e avaliação do PME.

Os atendimentos se deram de forma individual online e presencial com os municípios de: União do Oeste, Nova Erechim e Pinhalzinho. Ainda, os prefeitos da região da AMOSC tiveram, em 07.06, um parecer do andamento dos Planos em seus, respectivos, municípios.

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e só se efetivará a partir do esforço de todos os entes federados na consecução das suas diretrizes, metas e estratégias. O momento atual, em relação aos Planos Municipais de Educação, requer que os Planos sejam monitorados continuamente e avaliados periodicamente.

Nesse sentido, as ações de monitoramento dos Planos Municipais de Educação, realizadas pelas Equipes Técnicas e Comissões Coordenadoras dos PMEs, nos municípios assistidos da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) estão acontecendo periodicamente.

Para desenvolver os trabalhos, juntos aos municípios, os avaliadores educacionais que compõem a Rede de Assistência em Santa Catarina receberam formação para disseminar a metodologia às Comissões Coordenadoras e Equipes Técnica dos municípios, pautada num conjunto de materiais disponibilizados pela SASE/MEC e na realização de atividades contextualizadas, visando o fortalecimento das ações a serem executadas.

No mês de junho de 2017 foi efetivada a instituição dos atos legais (decretos/portarias) da Comissão Coordenadora e da Equipe Técnica, responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos PMEs, bem como a elaboração da agenda de trabalho e preenchimento da ficha de monitoramento parte A. As atividades já foram desenvolvidas e encaminhadas na formação do mês de maio 2017.

 

Por Bruna Carvalho – com a contribuição de Sueli Suttili /Rede de Assistência Técnica do PME
Undime-SC